OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 9-9672-7222 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 3,108 Arapiraca, 23ºC Estrelado

Geral / Fernando Murta

Quem é Fernando Murta? É radialista e jornalista, com experiência em jornal, TV, rádio, internet, assessoria de comunicação e campanha política. Ganhador do Troféu Bola de Ouro, do Prêmio Microfone de Ouro e do Prêmio Salgema de Jornalismo.
20/03/2017 13:46:11
A geometria do futebol
Um trapézio e dois triângulos / Foto: Fernando Murta

Tem chamado atenção de todos a nova forma utilizada pelos comentaristas para descrever uma partida de futebol. A grande maioria vai buscar na geometria imagens para emoldurar as palavras, daí novos termos estarem incorporados a moderna forma de comentar.

 

 

 

Triângulo invertido

 

Fazem parte do cardápio o triângulo, o triângulo invertido, o trapézio invertido, o losango etc. O ouvinte enlouquece quando ouve tais termos porque eles não são acompanhados de uma explicação que deixe claro do que se trata. Há também alguns casos onde se fala a figura errada. É comum trocar o triângulo pelo losango, quando da formação com três volantes e um meia (triângulo). Outra possibilidade de surgimento de um triângulo é quando o técnico monta o time com dois volantes e três meias.

 

Triângulo

 

Como podemos perceber nas ilustrações, as situações são muitas. O trapézio é formado com quatro beques e dois volantes. Quando se transforma os laterais em alas e eles passam a jogar na segunda linha junto com os volantes, temos o trapézio invertido.

 

Trapézio invertido

 

Também existe a possibilidade de se formar um triângulo centralizado quando se atua com cinco atletas no setor de meio-campo, sendo dois volantes e três meias. Neste caso o trilátero é imaginariamente formado pelos volantes e o meia centralizado.

 

Triângulo centralizado

 

No 4-3-3 temos a possibilidade de criar o losango - existem outras -, desde que se atue com um volante e dois meias. O que não dá para chamar de losango, como dito acima, é o meio-campo com três volantes e um meia. Neste caso específico a imagem não bate com a figura desenhada mentalmente pelo comentarista.

 

Losango

 

Não está tão difícil comentar, não. Basta explicar como se dá a montagem da figura descrita. Aí o torcedor vai parar de reclamar que não está entendendo nada. Espero que tenha conseguido me fazer compreendido!


Link da página:
O portal Diário Arapiraca não se responsabiliza pelos conteúdos publicados nos blogs dos seus colaboradores.

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Fernando Murta