OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 98876-8488 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 5,016 Arapiraca, AL 25ºC Tempo nublado
Cotidiano / Laís Pita
Quem é Laís Pita? Jornalista formada pela UFAL. Responsável pelo Diário Arapiraca e pelos destaques do Diário na Rádio 96 FM. Também comanda o Estação Fofoca no Programa do Bala e o Fofocas da Tarde no Show da Tarde, com o amigo Diassis Lima.
26/11/2021 16:47:41

ARAPIRACA E SEUS RETRATOS DO TEMPO MANOEL LÚCIO DA SILVA

Manoel Lúcio da Silva e Maria José da Silva / Foto: Arquivo

Por José Sandro da Silva

Manoel Lúcio da Silva, o primogênito do Salustiano José dos Santos( Lúcio ) e Rosa Maria da Silva( Rosa Lúcio ) nasceu em 1906, no Sítio Caititus, ficou órfã de mãe aos catorze anos, teve como conselheiro espiritual, seu tio Pedro Correia da Graça, que ao lado de sua Mãe, Marcolina Josefa de Melo, fez o possível para amenizar o sofrimento de Manoel Lúcio e seus irmãos.

Lá nos Caititus, não falto - lhe amor, pois teve no Mestre e tio Pedro Correia da Graça, os ensinamentos para se tornar um dos maiores vultos da história de Arapiraca.

Casou, ficou viúvo, deste casamento tem uma filha, morando em Brasília. Depois casou pela segunda vez com Maria José da Silva e teve filhas e filhos, todos honrados.

Um homem que apesar de acompanhar seus irmãos políticos: José Lúcio de Melo e João Lúcio da Silva, preferia estar só nos bastidores, mas seu forte foi a honradez, o senso de criação e a vontade de fazer a diferença através do trabalho. Foi desta forma que destacou - se como fulmicultor, industrial ao lado de José Lúcio de Melo, em 1944, fundaram a fábrica de Charrutos Lêda, no Bairro Cacimbas em Arapiraca, fábrica esta responsável por empregar no auge da produção mais de trezentas pessoas . (Lêda, foi uma homenagem feita a uma filha de José Lúcio de Melo).

Em 30 de Outubro 1949, Fundou o clube dos Fulmicultores, também ao lado de seu irmão José Lúcio de Melo, logo contrataram o Maestro Nelson Palmeira e fundaram a lendária Orquestra Arapiraquense Musical, que por muito tempo animou os bailes que movimentavam a cidade, além dos nostálgicos carnavais do clube dos Fulmicultores.

Dois de seus filhos: Dalmácio Lúcio da Silva e Severino Lúcio da Silva, herdaram do pai a honradez e dos tios, o gosto pela política, ambos já assumiram cargos eletivos e de comissão. O Médico José Carlos Lúcio, seguiu o caminho de salvar vidas, através da medicina, outro honrada ser!

Manoel Lúcio partiu para a eternidade ainda pulsando vigor em 1961, vítima de um trágico acidente na avenida Rio Branco, em frente a Praça Marques da Silva.

No fatídico dia, lá, na rua Benício Alves em frente sua casa, estava ensaiando a Orquestra Arapiraquense Musical, sob a regência do Maestro Nelson Palmeira, que logo quando souberam da tragédia com seu idealizador e Mecenas. Sua esposa Maria José da Silva, pediu para que a banda não mais tocasse naquele ambiente, pois como

Manoel Lúcio gostava muito de ouvir, a recordação seria sufocante. Assim a banda passou a ensaiar em outro lugar.

Manoel Lúcio da silva, marcou esta cidade com sua trajetória de empreendedor, e com o pensamento no coletivo através da arte, da diversão, dos investimentos na indústria, na compra , no cultivo do fumo, na geração de centenas de empregos.

Árvore genealógica materna de Manoel Lúcio da Silva, filho de Rosa Maria da Silva ( Rosa Lúcio ), esta era filha de Vicente Nunes de Albuquerque, casado com Marcolino Josefa de Melo, Vicente Nunes de Albuquerque, era filho de Manoel Nunes de Albuquerque, fundador dos Caititus e filho de Manoel Cupertino de Albuquerque e Josefa Maria das Chagas, irmã de Manoel André Correia dos Santos, fundador de Arapiraca.

Salustiano José dos Santos(Lúcio ), casou com Rosa Maria da Silva ( Rosa Lúcio , de origem do Sítio Lagoa D ' água em Arapiraca. Sua irmã Amerinda dos Santos Levino, casou com o irmão de Rosa Lúcio, Levino Nunes de Albuquerque, ambos são os fundadores da Chã dos Levinos, em 1933, que depois passou a ser chamada de Coab Velha, atual Bairro de Jardim Esperança.


winz.io
winz.io
Link da página:
O portal Diário Arapiraca não se responsabiliza pelos conteúdos publicados nos blogs dos seus colaboradores.

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Laís Pita
KTO
KTO