OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 9-9672-7222 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 3,190 Arapiraca, 26ºC Tempo nublado

Nosso Conceito / Nosso Conceito

Quem é Nosso Conceito? Aqui vamos abordar entretenimento, cultura, gastronomia e turismo em Alagoas.
28/06/2017 01:14:17
Exposição ‘O Forró dos 200 Anos’ esta aberto desde terça-feira (27), no Misa
/ Foto:

 Em continuidade às comemorações dos 200 anos de emancipação política do Estado, o Governo de Alagoas fará a abertura da exposição ‘O Forró dos 200 Anos’, em homenagem aos grandes nomes do gênero em Alagoas, no Museu da Imagem e do Som de Alagoas (Misa), nesta terça-feira (27). Em frente ao Misa será instalada também uma casa de farinha, que estará em pleno funcionamento e onde os visitantes poderão se deliciar com comidas típicas.
Além da exposição, o presidente da Associação dos Forrozeiros, José Lessa, fará uma palestra às 17h, contando a trajetória do ritmo em Alagoas nos 200 anos. Para Lessa, as primeiras manifestações de forró surgiram em Alagoas em 1927, com a música ‘Choveu na minha roça’, de Gerson Filho, sua primeira composição quando tinha apenas 12 anos de idade, gravada somente em 1953.

“Eu já ouvi diversos artistas, como Joci Batista, Gennaro, Chameguinho, Benício Guimarães, Afrísio Acácio, Sandoval, entre outros, e todos concordam que Gerson Filho foi o percursor do forró como gênero musical”, afirma.

Ainda segundo ele, Gerson Filho também foi o precursor da sanfona de oito baixos e o músico que introduziu o forró nas quadrilhas, uma vez que a polca, ritmo de origem alemã, era quem balançava até então as quadrilhas juninas.

Outros artistas alagoanos de relevância no forró foram Jararaca, Augusto Calheiros e Zé do Bambo, com a composição de rojão ‘Do Pilá’, gravada em 1938.

“Alagoas é o Estado que mais influenciou o forró no Brasil. São muitos os alagoanos que contribuíram com o movimento e nós temos que assumir o papel de precursores no país”, enfatizou José Lessa.

 

Fonte: Agência Alagoas


Link da página:
O portal Diário Arapiraca não se responsabiliza pelos conteúdos publicados nos blogs dos seus colaboradores.

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Nosso Conceito