OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 9-9672-7222 Whatsapp Diário Arapiraca
Arapiraca, 32ºC Parcialmente nublado

Literatura & Saúde / Sandro Lins

Quem é Sandro Lins? É médico pediatra, perito em trânsito, membro da ACALA (Academia Arapiraquense de Letras e Artes), ex-secretário de Saúde de Craíbas e gosta de dar opinião sobre tudo.
20/01/2017 12:19:09
Médicas alagoanas publicam livro de referência em Clínica Médica
as autoras com o blogueiro e a superintendente da Unimed Metropolitana / Foto: arquivo pessoal do blogueiro

 “Claro que há uma química da paixão, representada pelos hormônios.

Mas a verdade é que o amor continua sendo um mistério não decifrado pela medicina.

E é bom que seja assim. Sem o mistério do amor, a vida não teria graça.”
[Do livro A Face Oculta] ? Moacyr Scliar

 

 

A clinica é soberana porque o médico não aprende mexendo nas máquinas, aprende mexendo no corpo. Nenhuma imagem resume a doença. A clínica é soberana porque um diagnóstico de uma imagem ou de um exame de laboratório não explica a doença. Só o diagnóstico do médico. E por isso mesmo nos enche de orgulho duas médicas alagoanasn terem publicado o mais novo Manual de Condutas em Clínica Médica baseadas em evidências, pela Editora Aheneu, e com chancela da Sociedade Brasileira de Clínica Médica. O presidente da Sociedade Brasileira de Clínica Médica, Dr Antônio Carlos Lopes, afirma que o livro "vem preeencher uma lacuna importante na literatura médica brasileira, e abrange as principais áreas de atuação do clínico,.O olhar criterioso da Mediciana Baseada em Evidências busca o uso explicito e consciencioso das melhores evidências disponíveis na tomada de decisão clínica; e este rigor científico diminui as incertezas e reduzir os danos aos pacientes."
 

Ao longo de dois anos e meio de construção da obra, as Dras Celina Lacet e Fátima Alécio, responsáveis pela residência de clínica médica da Santa Casa de Maceió, conseguiram colocar acessíveis aos profissionais de saúde os cinco temas médicos mais comuns em onze especialidades clínicas, através de 110 colaboradores, alguns dos profissionais mais relevantes do país, e em nossa cidade, com especial participação da Dra Andréa Teófilo, que com muito carinho e competência ajudou a definir os temas de pneumologia e escreveu o capítulo sobre Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica - DPOC. Lançado esta semana em Arapiraca, na sede da Unimed Metropolitana do Agreste, o livro coroa a carreira destas grandes colegas de profissão, e mostra a contribuição para o mundo de suas vidas dedicadas à profissão, quase todas as vezes com grande sacrifício pessoal. Como disse Moacyr Scliar, médico e escritor:" O médico vê na palavra um recurso terapêutico, o escritor parte dela para a criação artística. Há momentos, porém, em que literatura e medicina se superpõem. Escritores escrevem sobre doença. Médicos procuram dar uma forma literária a seu trabalho.” Que mais médicos alagoanos sigam o exemplo destas grandes profissionais, e continuem ajudando a amenizar a dor de nossos pacientes, com mais conhecimento científico, e quem sabe, até mesmo com mais amor.. Basta ver Dra Celina no dia a dia com seus pacientes, sua vida já é o livro que ajudou tantos médicos seus alunos, a fazerem a medicina baseada na melhor das evidências, a de que a melhor cura para o amor é ainda aquele remédio eterno: amor retribuído. (Friedrich Nietzsche)
 


Link da página:
O portal Diário Arapiraca não se responsabiliza pelos conteúdos publicados nos blogs dos seus colaboradores.

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Sandro Lins