OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 9-9672-7222 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 3,146 Arapiraca, 18ºC Parcialmente nublado

Editorias

11/08/2017 11:38
Arapiraca
Banco de Leite de Arapiraca orienta gestantes e mães sobre aleitamento materno
O Banco de Leite Humano Ivete França Lima é responsável pela coleta e distribuição de leite nas maternidades de Arapiraca e conta com auxílio de uma equipe de profissionais preparada para tirar dúvidas e orientar sobre assuntos referentes à amamentação.
/ Foto: Ilustração
Hanny Vasconcelos

 Desde o início do mês, várias ações espalhadas pelo País estão tratando sobre o assunto mais importante da maternidade seguindo o lema da campanha Agosto Dourado, que visa incentivar a amamentação como alimento exclusivo para os bebês durante os primeiros seis meses de vida.

Em Arapiraca, o Banco de Leite Humano Ivete França Lima, localizado na Rua Rua Padre Cícero, no Centro da cidade, é mantido pela Prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde e é responsável pela coleta e distribuição de leite nas maternidades e conta com auxílio de uma equipe de profissionais preparada para tirar dúvidas e orientar sobre assuntos referentes à amamentação.

Em entrevista ao repórter Cledson Costa doPrograma Show de Notícias, da Rádio 96 FM, Deise Gonçalves, assistente social e diretora do Banco de Leite de Arapiraca, ressaltou a importância da amamentação e explicou que o objetivo das ações é chamar a atenção para o tema e, ao mesmo tempo, apresentar os serviços disponíveis na unidade.

A campanha Agosto Dourado foi lançada este ano nacionalmente, em referência ao alimento considerado padrão ouro para a promoção da saúde infantil, através de um projeto de lei aprovado pelo Senado.

Estudos mostram que o leite proveniente da mãe é a principal força para o futuro saudável dos filhos, é capaz de reduzir em 13% a mortalidade de crianças menores de cinco anos por causas evitáveis e reduz o risco de desenvolvimento de doenças crônicas como diabetes e hipertensão.

Deise Gonçalves informou que apesar do Banco de Leite Humano já funcionar a mais de oito anos em Arapiraca, muitas pessoas desconhecem a existência ou acham que serve apenas como posto de coleta/doação.

“ O Banco de Leite em Arapiraca vai fazer nove anos de funcionamento em outubro, mesmo assim, muitas pessoas ainda desconhecem o a existência e até mesmo a sua importância para apoiar e proteger a saúde materno-infantil em toda sua integralidade”, explicou a assistente social.

De acordo com Deise, diversas ações de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno, tais como realização de palestras e eventos; divulgação de informações nas diversas mídias; reuniões com a comunidade e ações de divulgação em espaços públicos estão sendo realizadas desde o dia 1 deste mês.

A responsável pelo Programa de aleitamento materno aproveitou o espaço e fez um apelo para quem tiver frascos de Nescafé ou Maionese, ou outro recipiente de vidro, com tampa rosqueada e possa doar, basta se dirigir até ao Banco de Leite ou entrar em contato através do telefone (82) 98109-9112.

“Esses frascos são apropriados para o armazenamento do leite materno doado, pois não acumula cheiro nem resíduos, é fácil de esterilizar e limpar e também inerte por isso é o material perfeito para guardar o leite materno no freezer antes ou depois da pasteurização feita pelos bancos de leite”, frisou.

 


Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Arapiraca