OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 9-8225-0863 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 4,111 Arapiraca, 20ºC Chuvas esparsas

Editorias

29/05/2019 22:28
Arapiraca
Paciente de Arapiraca com H1N1 é transferida para Recife
Este é o primeiro caso registrado da gripe em Arapiraca; inicialmente ela estava internada na Santa Casa, em Maceió
Paciente se encontra agora em um centro de referência de Pernambuco / Foto: Rodrigo Lôbo / acervo JC Imagem
Laís Pita

A contadora M. R. S. P., que estava na Santa Casa de Misericórdia de Maceió, foi transferida no sábado (25) para o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), em Recife, no estado de Pernambuco. 

Ela está com H1N1 e chegou na unidade de saúde com um quadro de infecção pulmonar e insuficiência respiratória. 
 
Nesta quinta-feira (29), de acordo com a equipe médica do hospital, seu quadro é estável. A paciente tem mais de 60 anos e está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Instituição, onde recebe todo a assistência necessária.
 
Uma informação que chegou ao Diário Arapiraca dá conta que a vítima estava em uma cidade no Rio Grande do Sul e voltou com a gripe.
 
Este é o primeiro caso de H1N1 em Arapiraca foi informado pela Prefeitura de Arapiraca no dia 21 de maio. 
 
Sobre a doença 
 
A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e ao óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção (crianças menores de 6 anos de idade; gestantes, puérperas, adultos com 60 anos ou mais; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais).
 
A transmissão ocorre principalmente através do contato com partículas eliminadas por pessoas infectadas ou mãos e objetos contaminados por secreções. É muito elevada em ambiente domiciliar, creches, escolas e em ambientes fechados ou semifechados, dependendo não apenas da infectividade das cepas, mas também do número e intensidade dos contatos entre pessoas de diferentes faixas etárias.
 
A doença pode ser causada pelos vírus influenza A, B e C. Os vírus A e B apresentam maior importância clínica e são responsáveis pelas epidemias sazonais.
 
A influenza é caracterizada por um início súbito de febre, tosse, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, mal-estar, dor de garganta e coriza. A tosse pode durar duas ou mais semanas. A maioria das pessoas recupera-se da febre e de outros sintomas dentro de uma semana sem necessitar de cuidados médicos. Complicações ou morte podem ocorrer especialmente em pessoas de alto risco. Ocorre também aumento nas taxas de hospitalização por pneumonia.

Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Arapiraca