OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 9-8225-0863 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 4,148 Arapiraca, 31ºC Tempo nublado

Editorias

17/08/2019 18:26
Arapiraca
Projeto Raízes produz documentário dos 75 anos da Paróquia de Arapiraca
Trailer será lançado neste domingo (18) e documentário completo será exibido dia 30 de outubro
/ Foto: Davi Salsa e arquivo Concatedral
Davi Salsa

No ano do Jubileu de seus 75 anos, a Paróquia de Nossa Senhora do Bom Conselho ganha um filme documental contando tosa a sua história.

O projeto Raízes de Arapiraca, idealizado pelo deputado estadual Ricardo Nezinho, em conjunto com a Secretaria da Concatedral de Nossa Senhora do Bom Conselho, produziu o documentário audiovisual histórico com entrevistas, depoimentos, arquivos inéditos e fotos antigas desde a época da fundação da igreja até os dias atuais.

Segundo revela o publicitário e designer gráfico Aldo 'Duende' Silva, neste domingo (18), a sociedade de Arapiraca e o público alagoano terão a oportunidade de assistir ao trailer com duração de cinco minutos, na voz do renomado apresentador Cid Moreira, pelo site:www.raizesdearapiraca.com.br.

Já o lançamento oficial do documentário completo dos 75 anos da Paróquia de Arapiraca será exibido no dia 30 de outubro, na festa dos 95 anos da emancipação política do município.

Dentre os entrevistados, a equipe do projeto Raízes de Arapiraca colheu depoimentos do Bispo de Penedo, Dom Valério Breda; o bispo emérito Dom Hildebrando Mendes; do pároco Antenor Montenegro Júnior; padre Valdiran Ferreira; da empresária e paroquiana Maria das Graças Laurindo da Silva do empresário Cícero Galdino e do eletricista Jorge Marques da Silva, entre outras personalidades.

Eternizando memórias

O Projeto Raízes de Arapiraca, um documentário etnográfico sobre os arapiraquenses, por meio de produção audiovisual, conta a história de vida de cada entrevistado, sua origem, tradições familiares e sua relação direta com o desenvolvimento social, cultural, político e econômico do município.

Um rico acervo está sendo disponibilizado para as futuras gerações, além de ser importante base de estudos para pesquisadores, historiadores e estudantes que pretendem conhecer a história de Arapiraca, de seus filhos nativos e moradores da cidade.

Desde o seu lançamento, há um ano e quatro meses, os vídeos já ultrapassaram mais de 45 mil minutos de exibição no canal no YouTube.

O documentário é o maior do gênero no Brasil e foi lançado em abril de 2018, com a exibição de 38 entrevistas de antigos nativos e moradores da cidade.

A segunda edição do projeto ocorreu em abril deste ano, também na sala de cinema do Cinesystem do Arapiraca Garden Shopping, com a exibição de mais 33 vídeos e depoimentos de pessoas com mais de 70 anos de idade que participaram diretamente e continuam contribuindo com o desenvolvimento social, cultural, artístico e econômico da Terra de Manoel André.

Cada documentário tem em média 30 minutos de duração, e a proposta do deputado estadual Ricardo Nezinho e equipe, segundo o publicitário Aldo Duende, é reunir mais de 200 depoimentos pelos próximos anos.


Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Arapiraca