OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 9-8225-0863 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 4,111 Arapiraca, 20ºC Chuvas esparsas

Editorias

17/07/2019 23:26
Geral
Volkswagen produz última unidade do Fusca
Ícone da cultura Pop do último século
/ Foto: Pixabay
Divulgação

 O fim de uma era. A Volkswagen produziu, em 10 de julho, a última unidade do Fusca. A montadora da Alemanha deixará de fabricar, depois de 81 anos, o icônico modelo que revolucionou a indústria automotiva mundial. O derradeiro carro foi montado na fábrica da cidade de Puebla, no México, a única que ainda mantinha o modelo em sua linha de produção.

Celebrações e lembranças marcaram o encerramento do mais popular automóvel de todos os tempos, ícone da cultura Pop do último século. O Fusca esteve presente em inúmeros acontecimentos históricos do século 20 como a queda do Muro de Berlim e a unificação da Alemanha, marcou a geração “hippie” no Festival de Woodstock, nos Estados Unidos, e fez sucesso até no cinema, com a série de filmes “Herbie”.

“Ao contrário da Alemanha Ocidental, onde o seu baixo preço, qualidade e durabilidade representavam uma normalidade pós-guerra, nos Estados Unidos as características do Fusca emprestaram um ar não convencional a uma cultura automobilística dominada pelo tamanho e carisma”, relatou Bernhard Rieger no seu livro “O Carro do Povo”, citado pela CBS.

O Fusca foi desenhado por Ferdinand Porsche, o mesmo criador dos famosos esportivos Porsche. Na época, o carro chegou ao mercado norte-americano para concorrer com os preços da Ford. Só em 1968, foram vendidos nos Estados Unidos mais de 550 mil Beetles (original em inglês), cerca de 40% da produção total.

A Volkswagen, sediada em Wolfsburg, Alemanha, produziu o Fusca “um milhão” em 1955. As fábricas alemãs deixaram de produzir o modelo em 1978. Apenas a nova versão do Fusca, o “New Beetle”, ainda era feita na montadora do México. A última unidade, com o desenho de 2012, ficará exposta em um museu de Puebla, marcando o fim da produção do tão amado carro.


Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Geral