OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 9-8225-0863 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 4,148 Arapiraca, 22ºC Ensolarado com muitas nuvens

Editorias

09/07/2019 11:34
Meio Ambiente
Arara ameaçada de extinção nasce no Zoológico de Curitiba
Arara-azul: ave típica do Pantanal e Amazônia ameaçada de extinção; apenas 4 mil animais da espécie estão na natureza
Este é o quarto filhote de arara-azul a nascer no Zoológico de Curitiba / Foto: Luiz Costa / Prefeitura de Curitiba

 O Zoológico de Curitiba está em festa. Os biólogos confirmaram o nascimento de um filhote de arara-azul, ave típica do Pantanal e Amazônia ameaçada de extinção - apenas 4 mil animais da espécie estão na natureza. O filho é da mesma espécie do personagem Blue, a arara do filme de animação Rio. É o quarto filhote da espécie que nasce no zoo de Curitiba.

O nascimento da ararinha provavelmente tenha sido há cerca de 4 meses. Mas só agora que é que os biólogos comprovaram o nascimento. “Estávamos na expectativa de que pudesse ter alguma coisa diferente em razão do comportamento do casal, que estavam mais tempo dentro do ninho”, conta a chefe de Fauna do Zoo, Nancy Banevicius, ao site da prefeitura.

 

O nascimento de mais uma arara-azul no Zoológico de Curitiba é comemorada pelo diretor do Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna, Edson Evaristo. “É mais um ótimo resultado do nosso programa de reprodução de psitacídeos de espécies ameaçadas de extinção, que já possibilitou o nascimento de ararajubas e vários papagaios”, aponta.

Ainda filhote, a ararinha já arrisca alguns voos. Os filhotes de arara-azul ficam sob a tutela dos pais por volta de 12 a 18 meses após o nascimento.

Ainda não há como dizer se o filhote é macho ou fêmea. A identificação terá de ser feita por exame de DNA, já que as araras não apresentam diferença entre os órgãos genitais. O sexo deve ser confirmado em agosto.

Fonte: Gazeta do Povo 


Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Meio Ambiente