OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 9-9672-7222 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 3,744 Arapiraca, 23ºC Ensolarado

Editorias

09/06/2018 12:54
Polícia
Oplit troca de roupa, veste azul e se moderniza
Novo padrão e viaturas do grupo especial foram apresentados neste sábado (9), pelo governador de Alagoas
/ Foto: Divulgação

A Operação Policial Litorânea Integrada (Oplit) trocou de roupa e vestiu o azul do mar de Maceió. O novo padrão visual facilita a identificação das equipes nas ruas e humaniza as ações do grupo especial, que passam a ser integradas às do Programa Ronda no Bairro da orla.

Na manhã ensolarada deste sábado (9), o governador Renan Filho e o secretário de Estado da Segurança Pública, Lima Júnior, apresentaram os novos fardamentos e viaturas da unidade, em evento realizado na orla de Ponta Verde, onde fica uma das duas bases da Oplit; a outra está localizada na Jatiúca.

“Como se trata de uma operação litorânea, estamos modificando os veículos, as viaturas, humanizando a polícia e aproximando-a do cidadão, para que a gente, cada vez mais, tenha um policiamento que transmita mais segurança às pessoas. Esse é o objetivo”, disse o governador.

De acordo com ele, o trabalho integrado da Oplit com o Ronda no Bairro vai ajudar a reduzir ainda mais os índices de violência na orla marítima de Maceió. “A atuação do Ronda no Bairro na orla fez cair o número de furtos na região e elevou a apreensão de armas e de drogas, de maneira que essa integração entre as equipes é muito importante. A segurança aqui teve uma altíssima aprovação numa pesquisa de opinião pública que fizemos, justamente pelo funcionamento e a eficiência desses programas que criamos”, acrescentou Renan Filho.

“Sempre que você melhora as condições de trabalho de qualquer servidor, e de maneira especial dos servidores da área da segurança pública, sem dúvida nenhuma a motivação é outra: o trabalho é feito com maior vibração e isso se reverte em maior segurança para o povo alagoano. Trata-se de um pleito dos integrantes da Oplit que, com muita justiça, foi atendido”, acrescentou Lima Júnior, ao se referir ao novo padrão adotado.

Idealizador da Oplit quando era governador do Estado, o deputado federal Ronaldo Lessa prestigiou o evento, ao lado de Renan Filho, Lima Júnior, do secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito, do diretor-geral da Polícia Civil, Paulo Cerqueira, e do deputado estadual Francisco Tenório.

Lessa parabenizou o governador pelos resultados expressivos alcançados na redução dos índices de violência em Alagoas e por ter mantido e aperfeiçoado as iniciativas e projetos criados ainda na gestão dele, a exemplo da Oplit e do Centro de Gerenciamento de Crises, Direitos Humanos e Polícia Comunitária da Polícia Militar de Alagoas.

“O governador Renan Filho manteve o Centro de Gerenciamento de Crises e o Brasil quase todo copiou. Isso humanizou a polícia. A gente mostrou que a nossa segurança pública é valorosa. Vale lembrar que o Centro recebeu o prêmio nacional de Direitos Humanos”, recordou o deputado federal.

Ele acrescentou que o Governo tem garantido a presença do Estado nos lugares mais vulneráveis, onde as pessoas mais precisam. “O Programa Vida Nova nas Grotas, por exemplo, é fundamental. O projeto não cuida somente da acessibilidade, mas da inclusão social, da geração de emprego e renda, da segurança pública e de uma série de outras coisas fundamentais”, pontuou Ronaldo Lessa.

Rafael Brito, por sua vez, afirmou que todas as ações de segurança pública estão sendo traduzidas em números que apontam para o crescimento do turismo no Estado.

“Sem dúvidas, Maceió, a exemplo de toda Alagoas, tem alcançado os melhores números de crescimento do turismo, aferidos pelas principais operadoras do Brasil, como é o caso da CVC. Recentemente, tivemos um encontro com o diretor desta grande empresa, que nos revelou que Maceió tem nadado de braçada, porque enquanto outros Estados que competem com a gente no turismo têm registrado aumento da violência, Alagoas tem reduzido esses índices. Isso se traduz na tomada de decisão do turista na hora de escolher o destino”, explicou o secretário.

O coordenador da Oplit, Alfredo Presser, explica que a Operação Litorânea é um grupamento especial que atua na prevenção e repressão à criminalidade na faixa litorânea e adjacências, em atendimento aos turistas e frequentadores da região. Ele destacou a agilidade no atendimento às ocorrências como um dos diferenciais da unidade.

“Atuamos em qualquer tipo de operação, porque o pessoal é extremamente preparado, além de fazer esse serviço da orla, de atender o turista. Outro diferencial nosso é o acionamento das equipes diretamente pelo telefone dentro das viaturas. Então, a população, os comerciantes ou quem tem a necessidade liga diretamente para o supervisor de dia e as viaturas já atendem a ocorrência sem nenhum tipo de filtro”, explicou Presser.

O efetivo da Oplit é formado por 10 policiais militares e 38 civis. Os números de atendimento à população são: (82) 9 8882-9801 e 9 8882-9802.

Convocação

Sobre a convocação dos mil policiais militares aprovados no concurso da PM, prevista para ocorrer na sexta-feira (8), o governador Renan Filho explicou que o procedimento não foi possível por conta de pendências burocráticas.

“Na próxima semana, acredito que toda essa parte burocrática estará pronta para que a gente possa realizar a convocação, iniciar o curso de formação e, assim, num curto espaço de tempo, colocar mais mil novos policiais militares nas ruas, reforçando a segurança pública de Alagoas”, afirmou Renan Filho.

Agência Alagoas
 


Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Polícia