OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 9-9672-7222 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 4,121 Arapiraca, 17ºC Tempo limpo

Notícias

17/07/2019 22:15
Agenda Cultural
Festival de Cinema de Gramado divulga lista de concorrentes
Entre os homenageados desta edição estão Maurício de Souza, Lázaro Ramos e Carla Camurati
/ Foto: Facebook Festival de Cinema de Gramado
Divulgação

 O Festival de Cinema de Gramado, realizado anualmente na Serra Gaúcha, Rio Grande do Sul, anunciou a lista dos filmes em competição. Em sua 47ª edição, o evento acontecerá entre os dias 16 e 24 de agosto de 2019.

A seleção dos filmes para a mostra competitiva foi divulgada em 8 de julho, durante evento na Cinemateca Capitólio, em Porto Alegre (RS). No Palácio dos Festivais serão exibidos 19 longas e 34 curtas – entre as mostras nacional, internacional e gaúcha – além de sessões paralelas, fóruns e debates sobre o meio audiovisual.

O programa deste ano incluiu também uma mostra de longas-metragens gaúchos, que deverão ser anunciados nas próximas semanas. A mostra competitiva nacional exibirá sete filmes, destacados como as melhores produções do cinema brasileiro da atualidade. “A ideia é ter uma mescla. É colocar em cena essa diversidade, não se retendo ao filme autoral, como a gente já fez em outras décadas, mas também não ficando só em longas que facilmente vão ganhar as telas dos cinemas”, disse Marcos Santuário, curador do festival.

Os longas nacionais concorrente aos Kikito na Mostra Competitiva são: “Hebe: A Estrela do Brasil” (São Paulo), de Maurício Farias; “Raia 4” (Rio Grande do Sul), de Emiliano Cunha; “O Homem Cordial” (Brasília), de Iberê Carvalho; “Pacarrete” (Ceará), de Allan Deberton; “Veneza” (Rio de Janeiro), de Miguel Falabella; “Vou Nadar até Você” (São Paulo), de Klaus Mitteldorf; e “30 Anos Blues” (São Paulo), de Andradina Azevedo e Dida Andrad.

Pela Mostra Competitiva de longas estrangeiros serão exibidos filmes de sete países. São eles: “A Son of Man: La Maldición del Tesoro de Atahualpa” (Equador), de Jamaicanoproblem; “Dos Fridas” (México e Costa Rica), de Ishtar Yasin; “En El Pozo” (Uruguai), de Bernardo e Rafael Antonaccio; “La Forma de Las Horas” (Argentina), de Paula de Luque; “Muralla” (Bolívia), de Rodrigo Alfredo Alejandro Patiño Sanjines; e “Perro Bomba” (Chile), de Juan Caceres.

O longa “Bacurau”, de Kleber Mendonça Filho, é o escolhido para abrir o Festival. O filme será exibido, fora da competição, no dia 16 de agosto, em sessão especial no Palácio dos Festivais. Bacurau ganhou o Prêmio do Júri do Festival de Cannes, em maio de 2019 e será apresetnado pela primeira vez ao público brasileiro.

Entre os homenageados desta edição estão o cartunista Mauricio de Souza, criador da “Turma da Mônica”, que receberá o ‘Troféu Cidade de Gramado’, o ator Lázaro Ramos, com o ‘Troféu Oscarito’ e a cineasta Carla Camurati, com o ‘Troféu Eduardo Abelin’. O Kikito de Cristal, que destaca figuras consagradas do cinema latino-americano, será entregue ao ator argentino Leonardo Sbaraglia (“Relatos Selvagens” e “Dor e Glória”), que reúne mais de 50 filmes em sua carreira.


Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Agenda Cultural