OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 9-8225-0863 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 4,082 Arapiraca, 20ºC Parcialmente nublado

Notícias

15/08/2019 12:36
Agenda Cultural
Museu comemora 10 anos com a presença de Zezito Guedes nesta sexta (16)
Zezito Guedes é escultor, poeta, folclorista, historiador e mestre da Cultura Popular, detentor de saberes do povo arapiraquense
Local preserva memória de Arapiraca e diversas obras do artista / Foto: Assessoria
Assessoria

 O Patrimônio Vivo da Cultura Alagoana, Zezito Guedes, estará comemorando seus 83 anos de idade junto com a população arapiraquense nesta sexta-feira (16).

Seu aniversário foi, na verdade, no último dia 9, mas aproveitando o ensejo, a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esporte, resolveu fazer esta singela homenagem ao passo que o Museu Zezito Guedes também está em festa.

A instituição museológica está completando 10 anos de existência.

Na oportunidade, às 9h desta sexta (16), será aberta a exposição “Reisado Alagoano”, iniciando as comemorações do mês.

HISTÓRICO

Zezito Guedes é escultor, poeta, folclorista, historiador e mestre da Cultura Popular, detentor de saberes do povo arapiraquense.

Natural de Jurú, interior da Paraíba, e de nome José Gomes Pereira, “Zezito Guedes” é a sua alcunha desde que o escritor Ariano Suassuna o chamou assim em solenidade no Recife, em 1974.

Apaixonado pela Terra de Manoel André, fez de Arapiraca o seu ninho e refúgio artístico e investigativo. Como pesquisador, publicou os livros “Arapiraca Através do Tempo” e “Cantigas das Destaladeiras de Fumo”, tendo também diversos trabalhos publicados pela Fundação Joaquim Nabuco, de Pernambuco.

Em 2013, ele recebeu o registro de Patrimônio Vivo da Cultura Alagoana pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

Já o Museu Zezito Guedes, localizado na Praça Luiz Pereira Lima, no Centro, no antigo prédio da Prefeitura de Arapiraca, existe desde agosto de 2009 e é diretamente vinculado à Secretaria Municipal de Educação e Esporte.

Ele abarca exposições diversas e um amplo acervo que reconstrói a vida de seu patrono com objetos, fotografias e obras do pesquisador, além de material histórico sobre a origem e a formação sociocultural de Arapiraca.

 


Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Agenda Cultural