OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 9-9672-7222 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 3,740 Arapiraca, 30ºC Tempo nublado

Notícias

08/11/2018 15:48
Alagoas
Oficina Gastronômica divulga culinária quilombola na Terra de Zumbi dos Palmares
Parte das comemorações do Dia da Consciência Negra, ação terá participação de Mãe Neide Oyá D’Oxum, gastrônomos e professores
/ Foto: Assessoria
Assessoria

 A mestra do Registro do Patrimônio Vivo de Alagoas e chef Maria Neide Martins, a Mãe Neide Oyá D’Oxum, apresenta a Oficina Gastronômica Sabores e Saberes da Terra de Zumbi, de 12 a 16 de novembro. O evento será realizado no Parque Memorial Quilombo dos Palmares, em União dos Palmares, e conta com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

A oficina visa organizar, promover e desenvolver a cultura quilombola tendo como base as tradições gastronômicas dos quilombos em Alagoas. A secretária de Cultura de Alagoas, Mellina Freitas, ressalta que a cozinha alagoana ainda não é lembrada pela culinária quilombola, apesar dos grandes avanços nos últimos anos.

“O conhecimento é um elemento diferenciador do mercado gastronômico em âmbito nacional. Quando um turista visita Alagoas, ele deve conhecer essa culinária típica, que é uma verdadeira aventura gastronômica. A oficina é de grande importância para dar mais visibilidade a ela”, afirmou a secretária.

Além dos conhecimentos gastronômicos da culinária afro, os participantes poderão conhecer um pouco mais da história e da cultura dos quilombos. "Esta é uma ação de divulgação dos saberes da cultura afro-brasileira e de fomento ao desenvolvimento da população, atendendo aos anseios da comunidade e dos pequenos negócios deste território”, explica Cláudia Puentes, da comissão organizadora.

As inscrições podem ser feitas pelo formulário online disponível no link http://bit.ly/InscricaoOficinaGastronomica. A oficina contará com uma equipe interdisciplinar, formada por gastrônomos e professores de diversas áreas das Ciências Humanas, que tratarão do contexto cultural a partir de diálogos transversais com os participantes. A atividade conta também com o apoio da prefeitura de União dos Palmares e da Fundação Cultural Palmares.

 


Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Alagoas