OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 9-9672-7222 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 3,730 Arapiraca, 30ºC Ensolarado com muitas nuvens

Notícias

12/06/2018 08:02
Cidades
Achar alianças no bolo de Santo Antônio é garantia de casamento para devotos em Alagoas
Bolo é feito há mais de 20 anos na Paróquia de Bebedouro, em Maceió. Venda de fatias é para arrecadar dinheiro para custear a charola da imagem de Santo Antônio no dia da procissão.
/ Foto: Reprodução

 Quem nunca ouviu falar nas simpatias de Santo Antônio para conseguir um marido? Ninguém nunca garantiu resultado, mas algumas tradições são seguidas até hoje. No bairro de Bebedouro, em Maceió, Dona Donály Bastos garante que encontrar uma aliança em uma fatia de bolo é garantia para conseguir um casamento até o ano seguinte.

Nesta terça-feira, 12 de junho, é comemorado o Dia dos Namorados, mas também é véspera do Dia de Santo Antônio. Por isso o G1 conta a história da tradição popular que há 20 anos alegra os fiéis da Paróquia de Bebedouro, o bolo de Santo Antônio.

Ele é um dos Santos mais populares do Brasil e do mundo, e é protetor dos casamentos e dos pobres. Além de alianças, quem produz os bolos também escondem medalhinhas para os fiéis.

"Quem encontrar a medalhinha de Santo Antônio terá bênçãos do Santinho por um ano. Nada de mau irá acontecer. Quem pegar a aliança, vai casar durante o ano. O curioso é que as pessoas voltam no ano seguinte para dizer que realmente tudo aconteceu conforme foi dito", ressaltou Donály

Apesar das brincadeiras, garantir uma das mil fatias do bolo vai além de encontrar o objeto escondido. Responsável por manter a tradição na paróquia, Donály sempre pede ajuda aos fiéis com doações de ingredientes para assegurar a produção. São mais de 25 kg de bolo, que é feito dentro da confeitaria da família em um bairro próximo à igreja.

Bolo de Santo Antônio é feito dias antes antes da procissão do Santo no bairro de Bebedouro, em Maceió (Foto: Sonály Bastos/Arquivo Pessoal) Bolo de Santo Antônio é feito dias antes antes da procissão do Santo no bairro de Bebedouro, em Maceió (Foto: Sonály Bastos/Arquivo Pessoal)
Bolo de Santo Antônio é feito dias antes antes da procissão do Santo no bairro de Bebedouro, em Maceió (Foto: Sonály Bastos/Arquivo Pessoal)

"O bolo de Santo Antônio é para ser vendido no dia da procissão e para ajudar no pagamento da charola [ornamentação de flores que segue com a imagem durante a procissão]. Todos gostam do bolo, há uma concorrência pela compra. Deixam até o recipiente para guardar a fatia", disse.

Para que tudo fique pronto horas antes da procissão, que este ano vai acontecer no próximo domingo (17), ela e sua filha, Ana Marília, começam o trabalho alguns dias antes.

Na receita, que é segredo de família, vão 240 ovos, 10 kg de farinha de trigo e 12 kg de manteiga, além de ameixas, uvas passas e frutas cristalizadas embebidas no vinho.

"Ao todo são 15 formas de bolo, com medidas de 50 cm. Começamos a fazer os doces na quinta-feira. Na sexta, começamos a fazer o bolo. No outro dia [sábado], nós montamos e cobrimos", contou.

Todo esse trabalho, segundo ela, é feito com carinho e amor aos moradores do bairro. "Eu, particularmente, amo Bebedouro. Amo Santo Antônio por causa desse povo, pelos milagres que já operou em minha vida".


G1


Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Cidades