OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 9-8225-0863 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 4,114 Arapiraca, 24ºC Tempo nublado

Notícias

03/10/2019 05:29
Cidades
Governador Renan Filho abre a 37ª edição da Expo Bacia Leiteira em Batalha
Evento, que segue até o sábado (5), reúne criadores e produtores de Alagoas e de outros estados e fortalece a cadeia produtiva do leite
37ª edição da Expo Bacia Leiteira, que acontece até o sábado (5), no Parque de Exposições Mair Amaral / Foto: Márcio Ferreira
Agência Alagoas

 O governador Renan Filho abriu, nessa quarta-feira (2), em Batalha, no Sertão alagoano, a 37ª edição da Expo Bacia Leiteira, que acontece até o sábado (5), no Parque de Exposições Mair Amaral. O evento reúne criadores de Alagoas e de outros estados, com uma programação diversificada: palestras, cursos, torneios leiteiros, exposição de produtos, animais, além de um espaço gastronômico e shows musicais.

A 37ª edição da Expo Bacia Leiteira é promovida pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri), Prefeitura de Batalha e Associação dos Criadores de Alagoas (ACA). Renan Filho destacou a importância econômica e cultural do evento.

"Esse é um dos eventos mais tradicionais de Alagoas, que dialoga diretamente com a atividade econômica dessa região e com a vida das pessoas daqui. É uma satisfação enorme para o Governo do Estado ser parceiro de uma festa como essa e criar as condições, junto com a prefeitura, para que a produção de leite da região seja estimulada", declarou o governador.

Ao lado da prefeita de Batalha, Marina Dantas, do deputado estadual Paulo Dantas e do presidente da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), Aldemar Monteiro, Renan Filho visitou estandes e participou da inauguração da Casa do Agricultor Familiar de Alagoas, pertencente à Cooperativa.

Marina Dantas revelou que a expectativa é das melhores para esta edição da Expo Bacia Leiteira. "Vamos receber aqui pessoas de vários Estados, que vão prestigiar essa grande festa. O parque foi todo revitalizado e conta com uma estrutura maravilhosa para receber a todos", declarou a prefeita.

Cadeia produtiva

Renan Filho lembrou que o Governo de Alagoas tem colaborado com o fortalecimento da cadeia produtiva do leite. Ele recordou, ainda, que o Estado criou uma área de livre-comércio com Sergipe e a Bahia, a partir da suspensão do lançamento do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias (ICMS) nas remessas de leite in natura para industrialização nesses dois estados.

"Estamos batalhando para fazer o mesmo com Pernambuco. Isso vai ampliar as possibilidades de venda do produto local, aumentar a rentabilidade para o produtor e garantir um equilíbrio necessário ao mercado que, às vezes, vive momentos de dificuldades", acrescentou.

Ao deputado estadual Paulo Dantas, o governador pediu que - como produtor e representante político da região - acompanhe o projeto de lei enviado à Assembleia Legislativa no dia 26 de setembro que, uma vez aprovado, cria a legislação estadual de fiscalização de produtos de origem animal.

"Essa legislação permitirá que o Estado dê passos importantes na adesão ao SISBI (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal). Isso permitirá que os laticínios, que hoje operam com o SIE (Estadual) e o SIM (Municipal),

possam vender para qualquer local do país, criando mais um canal de comercialização muito importante, porque Alagoas é um grande produtor de leite, mas não consome tudo o que produz", explicou o secretário de Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Silvio Bulhões, que também prestigiou a abertura da Expo Bacia Leiteira.


Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Cidades