(82) 9-9672-7222 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 3,740 Arapiraca, 22ºC Parcialmente nublado

02/11/2017 11:22
Estudo mostra que consumir bebidas alcoólicas aumenta chance de vício em cocaína
Cientistas da Universidade de Columbia deram álcool para animais durante 10 dias e constataram influência em consumo posterior de cocaína
/ Foto: Reprodução
G1

Consumir bebidas alcoólicas antes de experimentar cocaína pode aumentar as chances de se viciar, de acordo com estudo publicado nesta quarta-feira (1º) pelo periódico científico "Science Advances".

Os cientistas da Universidade de Columbia fizeram experimentos com ratos. Os animais receberam doses de álcool durante 10 dias. Depois, tiveram acesso à cocaína, com um choque elétrico sempre que consumiam a droga.

Mesmo com a curta descarga no momento do uso, os pesquisadores afirmam que os ratos que consumiram álcool antes da cocaína tinham uma tendência comprovada estatísticamente maior a se viciar na segunda droga - os animais que "beberam" antes pressionaram a alavanca que liberava a cocaína 58 vezes; os ratos que não receberam as doses, usaram 18 vezes.

O caminho inverso também foi testado pelos cientistas: usar cocaína antes de beber pode influenciar no alcoolismo? De acordo com a pesquisa, os animais não foram influenciados neste caso.

Além disso, o consumo de álcool gerou a degradação de duas proteínas nos cérebros. Segundo os autores, a degradação delas no corpo dos animais é o que permite a expressão dos genes que induzem ao uso de cocaína.