OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 9-9672-7222 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 3,851 Arapiraca, 25ºC Parcialmente nublado

Notícias

01/07/2018 19:59
Educação
Arapiraca sedia maior competição estudantil do estado de Alagoas
Mais de dois mil atletas entre 12 e 17 anos participam da competição em 14 modalidades
/ Foto: Davi Salsa
Davi Salsa

Uma grande festa deu início à abertura oficial dos Jogos Escolares de Alagoas (Jeal), no fim da tarde deste domingo (dia 1º), na cidade de Arapiraca.

Pela primeira vez na história da competição, a abertura é realizada na cidade agrestina com a participação de 2.115 estudantes de mais de 200 escolas públicas e particulares de todo o estado, tendo como local o Centro de Educação Integral (CEI) Professor Mário César Fontes.

O CEI possui três ginásios poliesportivos, sendo que um deles com piso no mesmo modelo dos equipamentos olímpicos. Também conta com campo de futebol, piscina semiolímpica e pista de atletismo.

O complexo esportivo, inaugurado em abril deste ano, é o primeiro do gênero em Alagoas e possui três ginásios poliesportivos, sendo que um deles com piso no mesmo modelo dos equipamentos olímpicos, campo de futebol com grama sintética, piscina semiolímpica e pista de atletismo.

A cerimônia de abertura do Jeal ocorreu no ginásio de esportes da Escola Estadual Professora Izaura Lisboa (Epial), e contou com a presença do vice-governador Luciano Barbosa, secretária de Estado da Educação Laura Souza, gestores da Seduc e representantes da 13 Gerências Regionais de Ensino (Geres).

Representando o governador Renan Filho, o vice-governador Luciano Barbosa destacou a importância do esporte na vida e no aprendizado dos jovens.

"Num passado recente, era impossível trazer o Jeal para o interior. Só a capital possuía estrutura para realizar um evento dessa magnitude, e, mesmo assim, com muitas dificuldades. Mas, agora, a realidade é outra. Estamos espalhando ginásios de esportes e complexos esporltivos, incluindo até piscina semiolímpica, pelos quatro cantos do estado, porque entendemos que Educação de qualidade tem de ser homogênea e acessível. O esporte ensina que ninguém é nada sozinho e coletivamente podemos superar desafios e obter muitas conquistas", declarou Barbosa.

Após o desfile das equipes, o atleta Davi Silva, aluno da Escola Estadual Santos Ferraz, da cidade de Taquarana, fez o juramento em nome de todos os competidores.

Em seguida, o jovem Alisson José, aluno da Escola Estadual Senador Rui Palmeira (Premem) , da cidade de Arapiraca, acendeu a Pira Olímpica dando início aos Jogos Escolares de Alagoas.

Além da abertura do Jeal, Arapiraca também está recebendo pela primeira vez os jogos da modalidade de futsal, que eram realizados apenas em Maceió.

As disputas desta fase incluem 14 modalidade e são eliminatórias para a etapa nacional.

Elas seguem até dia 5 de agosto nas modalidades: Basquete, Futsal, Handebol, Voleibol, Atletismo, Badminton, Ciclismo, Ginástica Rítmica, Judô, Luta Olímpica, Natação, Tênis de Mesa, Voleibol de Praia e Xadrez, entre outras disputas.


Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Educação