OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 9-9672-7222 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 3,336 Arapiraca, 21ºC Tempo limpo

Notícias

18/03/2017 00:15
Educação
Alunos do Ebep-Atalaia apresentam projeto inovador que beneficia equinos
Ortofibra tem como principal objetivo a elaboração de uma órtese que ajuda no tratamento da laminite
/ Foto: Assessoria

 Um projeto inovador, desenvolvido por alunos da Escola Sesi/Senai (Ebep), do município de Atalaia, a Ortofibra tem como principal objetivo a elaboração de uma órtese [aparelho externo utilizado para auxiliar o movimento dos membros] que ajuda no tratamento da laminite, problema que afeta o casco de equinos. A doença, muitas vezes, obriga o criador a praticar a eutanásia.

Na última terça-feira, 14, o projeto foi apresentado ao diretor-regional do Senai/AL, Marben Loureiro, que parabenizou a equipe Atabótica, criadora da Ortofibra, pela iniciativa. No encontro, os alunos explicaram que a produção da Ortofibra se baseia no uso de um resíduo industrial produzido em larga escala, o pó de fibra de vidro. Quando misturado à resina, consegue resistir ao peso do cavalo.

O projeto vem sendo desenvolvido em parceria com a empresa Glastec e com o Grupo de Pesquisa e Extensão em Equídeos, da Universidade Federal de Alagoas (Grupequi-Ufal), que forneceram matérias primas e de estudo, para que os alunos pudessem desenvolve-lo.

A ideia surgiu enquanto os estudantes do Ebep se preparavam para a etapa regional da First Lego League (FLL), que trouxe o tema “Animal Allies” [‘Aliados dos Animais’, em tradução livre]. O maior evento de robótica do País, a FLL teve sua etapa regional, em Salvador (BA).

“Os alunos envolvidos no projeto de robótica da escola têm como um dos objetivos a solução de problemas do cotidiano, e o cavalo foi o animal escolhido pela equipe Atabótica para a competição”, explicou o instrutor e técnico da equipe de robótica do Ebep-Atalaia, Gildenor Leite.

Na noite do mesmo dia, os alunos apresentaram o projeto no prédio da Câmara Municipal de Atalaia, mostrando aos presentes o robô que confeccionaram para o torneio e também o projeto de pesquisa da Ortofibra. O evento no Legislativo contou com as presenças do prefeito do município, Chico Vigário, do presidente da Câmara, Alexandre Tenório, de professores do Ebep e populares.

 

 

 

Fonte: assessoria/Fiea


Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Educação