OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 9-9672-7222 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 3,905 Arapiraca, 23ºC Parcialmente nublado

Notícias

08/07/2018 10:22
Mundo
Tailândia confirma início do trabalho de resgate dos 13 presos em caverna
18 mergulhadores foram designados nesta manhã de domingo para as tarefas
/ Foto: Reprodução

 As autoridades da Tailândia confirmaram neste domingo, que as equipes de salvamento estão "preparadas" para realizar os trabalhos de resgate dos 12 adolescentes e um adulto presos em uma caverna do norte do país.

Narongsak Ossottanakorn, porta-voz oficial das operações, afirmou que 18 mergulhadores foram designados nesta manhã para as tarefas e que os níveis das águas que inundam parcialmente as cavernas caíram significativamente e com isso os meninos poderiam caminhar em grande parte do trajeto.

"Eles podem andar agora por muitas partes, é o melhor momento para tirá-los", explicou.

Os socorristas, 13 estrangeiros e cinco tailandeses, "são os melhores" para realizar a operação, afirmou Narongsak, dizendo esperar que o primeiro menino deixe a caverna durante a noite deste domingo.

As operações acontecerão de maneira gradual, tirando primeiro os jovens em melhores condições físicas e psicológicas.

Em cada viagem para a caverna onde estão os jovens, os mergulhadores têm que atravessar cerca de 1,7 quilômetros de passagens estreitas entre visibilidade nula e correntes de água, partindo de um posto provisório no interior da caverna, um caminho que entre ida e volta leva cerca de 11 horas.

Médicos e membros da equipe da saúde foram colocados dentro e nas proximidades da caverna para proceder diante de uma possível transferência de emergência do grupo, disse Narongsak.

As autoridades deram ordens para que os mais de mil profissionais de comunicação que estão próximos da caverna que deixem o local.

A chegada de mais chuvas, previstas de hoje até quarta-feira, poderá aumentar a pressão na já complicada missão de resgate.

O grupo - composto por 12 meninos de entre 11 e 16 anos e um adulto de 26 - foi achado na noite de segunda-feira em uma ilha de terreno seco a quatro quilômetros da entrada da caverna e após nove dias de intensa busca na qual participaram mais de 1.300 pessoas. Eles puderam recuperar parcialmente as forças quando foram assistidos por médicos e psicólogos dentro da caverna.

Além disso, os meninos e o treinador receberam um treino intensivo para aprender a mergulhar, uma atividade que os especialistas qualificam de risco elevado.


Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Mundo