OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 9-9672-7222 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 3,144 Arapiraca, 19ºC Tempo nublado

Notícias

08/07/2017 10:15
Oportunidades
Fapeal: Cientistas de Alagoas podem ir pesquisar em universidades da Itália
Este já e o quinto edital para cooperação internacional lançado pela Fundação em 2017
/ Foto: Divulgação
Assessoria

 Em parceria com o Conselho Nacional das Faps (Confap), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) anuncia mais uma oportunidade para colaboração internacional em pesquisa, a quinta deste ano.

Desta vez, após três chamadas britânicas e uma europeia, pesquisadores poderão estabelecer parcerias entre o Brasil e a Itália, com um edital voltado à mobilidade científica entre os dois países, que vai promover visitas recíprocas envolvendo os melhores grupos de pesquisa italianos.

Neste caso, a Universidade de Bolonha servirá como ponte para as outras instituições acadêmicas daquele país. Então, a exigência básica do edital é que todos os candidatos tenham um supervisor de pesquisa associado a uma instituição acadêmica italiana.

No site da Fapeal, os interessados podem acessar a listagem de mais de uma dezena universidades italianas participantes, que oferecem um total de 505 posições abertas para cientistas brasileiros, do mestrado ao pós-doutorado, no âmbito desta iniciativa.

A chamada pública está aberta em 27 estados do Brasil, sendo oito deles do Nordeste. De acordo com os critérios especificados pela Fapeal para Alagoas, poderão se inscrever estudantes de programas de mestrado e doutorado sediados no Estado e professores universitários interessados em estágio de pós-doutorado.

No caso dos docentes, a Fapeal financiará somente uma bolsa, exigindo vínculo com algum programa de pós-graduação strictu senso e anuência da Pró-Reitoria de Pesquisa da universidade a que o candidato estiver vinculado.

O edital pode ser acessado no endereço eletrônico www.fapeal.br.


Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Oportunidades