OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 9-9672-7222 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 3,252 Arapiraca, 21ºC Parcialmente nublado

Cotidiano / Davi Salsa

Quem é Davi Salsa? Graduado em Comunicação Social pela UFAL e bacharel em Letras pela UNEAL. Ganhador dos prêmios, Banco do Brasil de Jornalismo em 2002 e Prêmio Mário Pedrosa de Jornalismo em 2009. Hoje é assessor de comunicação na cidade Arapiraca.
12/11/2017 09:56:34
Prédio no bairro Cacimbas ainda guarda memórias da 1ª indústria de Arapiraca
/ Foto:

 

Armazém deu origem à criação do Clube dos Fumicultores

Localizado na Rua Vereador Benício Alves, no bairro Cacimbas, em Arapiraca, o antigo armazém onde funcionou o entreposto da primeira indústria da cidade, a Fábrica de Charutos Lêda, ainda guarda memórias de importantes capítulos da história da cidade.


No final da década de 1940 e início dos anos 50, o prédio serviu de importante apoio para as pessoas que destalavam fumo para a indústria.

Filho de tradicional família do bairro e sobrinho do empresário José Lúcio de Melo, o ex-prefeito Severino Lúcio concedeu entrevista para o Projeto Raízes de Arapiraca e relatou importantes fatos da época, contados outrora pelo seu pai, Manoel Lúcio.

No armazém, após o trabalho de destalar as folhas de fumo, os trabalhadores e trabalhadoras do entreposto da Fábrica Lêda se reuniam, naquela época, para tocar instrumentos musicais e tomar cerveja.

Foi a partir daí que surgiu o Clube dos Fumicultores de Arapiraca.

Anos mais tarde, devido ao sucesso da iniciativa, o clube passou a funcionar na Avenida Rio Branco, no local que, até os dias atuais, ainda abriga o mais antigo clube social da cidade.


Link da página:
O portal Diário Arapiraca não se responsabiliza pelos conteúdos publicados nos blogs dos seus colaboradores.

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Davi Salsa