OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 9-9672-7222 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 4,030 Arapiraca, 26ºC Estrelado

Cotidiano / Davi Salsa

Quem é Davi Salsa? Graduado em Comunicação Social pela UFAL e bacharel em Letras pela UNEAL. Ganhador dos prêmios, Banco do Brasil de Jornalismo em 2002 e Prêmio Mário Pedrosa de Jornalismo em 2009. Hoje é assessor de comunicação na cidade Arapiraca.
25/11/2018 18:43:40
Professores de Arapiraca recebem orientações para a prevenção do suicídio
/ Foto: Reprodução

Professores da Escola Municipal Guimarães Passos, localizada no Povoado Fernandes, na área rural de Arapiraca, participaram neste fim de semana de uma capacitação voltada para a prevenção do suicídio.

O objetivo do treinamento, segundo revela o assistente social Charles Petuba, é de orientar os educadores acerca da importância do diálogo com os estudantes, a fim de evitar o suicídio, que é a segunda maior causa de morte de jovens no Brasil, de acordo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Petuba atua com muita desenvoltura no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) na Unidade de Básica de Saúde (UBS), no bairro Baixão, em Arapiraca, e também faz parte da Comissão de Prevenção ao Suicídio em Arapiraca, um grupo de trabalho pioneiro que surgiu, no ano passado, no Hospital de Emergência Daniel Houly.

Estudos do grupo mostram que o município de Arapiraca ainda detém uma dos mais altos indicadores de tentativas de suicídio em todo o Brasil.

Em razão disso, o grupo reúne psicólogos e outros profissionais de saúde, bem como representantes de universidades, incluindo a Ufal e a Uneal, Centro de Valorização da Vida (CVV), Centro de Atenção Psicossocial (Caps), HGE, IML e especialistas que atuam em Unidades Básicas de Saúde (UBS), para o estudo das causas das tentativas de suicídio e na busca conjunta de estratégias de prevenção.

A meta de trabalho é reunir todas as informações acerca do problema de saúde pública, identificando suas causas e elaborar um plano estratégico de prevenção ao suicídio.

Charles Petuba revelou que já vem trabalhando temas atuais, a exemplo do bullying, há vários meses, com alunos, pais e professores.


A capacitação ocorrida neste sábado (24), com os educadores na Escola Municipal Guimarães Passos, no Povoado Fernandes, em Arapiraca, é uma extensão das atividades desenvolvidas pelo assistente social, que também aborda outros assuntos importantes no território em que atua, como os saberes populares, violência, câncer do colo de útero, mama e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, entre outros temas.


Link da página:
O portal Diário Arapiraca não se responsabiliza pelos conteúdos publicados nos blogs dos seus colaboradores.

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Davi Salsa