OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 9-9672-7222 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 3,167 Arapiraca, 20ºC Parcialmente nublado

Cotidiano / Davi Salsa

Quem é Davi Salsa? Graduado em Comunicação Social pela UFAL e bacharel em Letras pela UNEAL. Ganhador dos prêmios, Banco do Brasil de Jornalismo em 2002 e Prêmio Mário Pedrosa de Jornalismo em 2009. Hoje é assessor de comunicação na cidade Arapiraca.
16/03/2017 01:26:18
Vereadores lamentam falta de informações no PSS em Arapiraca
/ Foto:

 A Câmara Municipal de Arapiraca realizou na noite desta quarta-feira (15), sessão ordinária com discussão e votação de projetos, requerimentos e indicações.
O vereador Moisés Machado (PMN) falou sobre o seu descontentamento acerca da apresentação, na terça-feira passada (14), pela secretária de Educação, Mônica Pessoa, dos critérios do Processo Seletivo Simplificado (PSS) para contratação temporária de mais de 600 servidores para a rede municipal de ensino.
Jovens
Preocupado com a falta de oportunidade para os jovens que não tem condições de pagar um cursinho pré-vestibular, o vereador Fábio Henrique, solicitou ao governador Renan Filho e ao secretário estadual de Educação, Luciano Barbosa e ao reitor da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Jario Campos, instalar em Arapiraca o Programa Pé na Universidade.
Segundo o parlamentar, ele já conta com o apoio do próprio reitor da Uneal, que já lhe assegurou que a instituição de ensino superior, está pronta para lhe ajudar.
“O nosso objetivo, é oferecer aos nossos jovens, uma condição melhor para se preparar e com isso, terem condições de enfrentar um vestibular e acima de tudo, ter a certeza de que vão ter sucesso”, garantiu Fábio Henrique.
O vereador Thiago ML, logo após ter participado de uma reunião na sala da presidência da Câmara Municipal de Arapiraca, na noite desta terça-feira (14), com representantes dos marchantes do Frigorifico FrigoVale, que foram pedir o apoio dos vereadores para algumas questões de ordem administrativas na empresa, apresentou requerimento que foi aprovado na noite desta quarta-feira (15), solicitando ao prefeito Rogério Teófilo e ao secretário municipal de Agricultura, Júlio Houly, cópia do projeto que autoriza, mediante concorrência pública, o direito de uso do prédio da empresa e dos equipamentos, como também, a cópia integral de todo o processo licitatório referente ao direito de uso de estrutura física e dos equipamentos da empresa.
A vereadora Gilvania Barros solicitou ao prefeito Rogério Teófilo, através das secretarias municipais de Saúde, Desenvolvimento Urbano e Meio Obras, reiniciar a construção do posto de Saúde no bairro Senador Arnon de Melo, que foi visitado na semana passada, por uma comissão de vereadores, que foi constatar in loco as condições da obra paralisada há quase dois anos.
Ela também solicitou a reforma do posto de saúde do Jardim das Paineiras, no bairro Senador Nilo Coelho, ao defender que a comunidade é bastante populosa e necessita urgente dos serviços de atendimento médico.
O vereador Pablo Fênix solicitou a secretaria estadual de Esporte, Lazer e Juventude, Cláudia Petuba, a instalação do Programa Tenda da Juventude para Arapiraca.
De acordo com vereador, o projeto “A Tenda da Juventude”, visa levar cidadania e serviços fundamentais para os territórios com alto índice de vulnerabilidade social e Arapiraca, a exemplo de milhares de outros municípios brasileiros, está inserido neste contexto.
Pablo Fênix ressalta a importância do projeto, que é um grande meio de levar a cultura, esporte e inclusão social para alguns locais do Estado que necessitam de um cuidado especial.
O vereador Marcos Caetano pediu a prefeitura de Arapiraca e a Casal que resolvam o problema do tratamento do esgoto que corre a céu aberto, no Conjunto Residencial Brisa do Lago, que segundo ele, está trazendo sérios transtornos para os moradores, principalmente para as crianças.
De acordo com o parlamentar, ele mesmo esteve no local onde fotografou e filmou os dejetos correndo a céu aberto.
“Não se admite que um conjunto residencial daquele tamanho, enfrente um sério problema desse, colocando em risco a saúde dos moradores”, disse ele, argumentando que esse é o papel do vereador e que vai continuar fiscalizando e cobrando dos poderes públicos, a solução para estes problemas.
Samu
O vereador Melquisedec lamentou que o Samu hoje esteja atuando apenas com duas ambulâncias para atende a uma população de Arapiraca, que se aproxima dos 300 mil habitantes.
Ele perguntou porque em Arapiraca alguns órgãos do governo do estado funcionam tão bem, enquanto outros, que deveriam funcionar da mesma maneira, ficam a desejar e quem sofre é a população.
Outro tema abordado pelo vereador foi com relação a manutenção das escolas na zona rural, como forma de manter as crianças próximas dos pais, uma vez, que com o advento da tecnologia, principalmente a internet, as crianças ficam mais expostas ao aprendizado de coisas erradas e até as drogas.
Decepção
E para concluir os trabalhos, a presidente Professora Graça (PDT) também lamentou que a apresentação feita pela secretária de Educação de Arapiraca, Mônica Pessoa, não foi o que os vereadores esperavam, uma vez que o tempo foi bastante curto para as explicações da secretária.
Ela também lamentou que mesmo o processo seletivo sendo realizado via internet, tem deixado muita gente na mão, que não está conseguindo finalizar o processo, ficando desta forma, prejudicada.
Graça disse que todos os vereadores ficaram insatisfeitos com as explicações da secretária e que espera que a situação se resolva da melhor maneira possível, para não prejudicar os candidatos.
Ela concluiu afirmando que, a cada sessão, se surpreende e se sente mais entusiasmada em ver a participação dos vereadores nas discussões dos problemas de Arapiraca e aproveitou para convidar a população para se fazer presente às sessões e poder fazer uma avaliação da atuação de cada parlamentar.


Link da página:
O portal Diário Arapiraca não se responsabiliza pelos conteúdos publicados nos blogs dos seus colaboradores.

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Davi Salsa