OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 9-9672-7222 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 3,227 Arapiraca, 30ºC Parcialmente nublado

Geral / Fernando Murta

Quem é Fernando Murta? É radialista e jornalista, com experiência em jornal, TV, rádio, internet, assessoria de comunicação e campanha política. Ganhador do Troféu Bola de Ouro, do Prêmio Microfone de Ouro e do Prêmio Salgema de Jornalismo.
27/12/2016 14:14:30
Temer e a seca
A seca está de rachar / Foto:

A presença do Presidente Michel Temer, em Maceió, para liberar recursos para amenizar os efeitos da seca, levanta o assunto e nos faz pensar no que fazer para reduzir a falta de água. Existem algumas técnicas já empregadas com sucesso, mas que demandam tempo, trabalho e dinheiro para serem implementadas.

Zephania Maseko, do Zimbabwe, recuperou 3 hectares de uma terra árida, tornando-os recordistas em produção de alimentos, frutas e criação de gado, depois de construir muros de pedras e depressões, servindo de valas de infiltração e covas de fruição para as águas. O sistema foi capaz de reduzir a velocidade das águas pluviais, permitindo que elas se infiltrassem no solo e, até mesmo, formassem reservatórios. Aos poucos, o cuidado facilitou o crescimento e a sobrevivência das plantas em sua propriedade. Com mais plantas e mais umidade, os reservatórios passaram a enfrentar melhor o tempo de estiagem.

Outro método é a semeadura de nuvens que estimula a precipitação em áreas carentes de chuva. De Abu Dhabi vem a prática de enviar partículas eletricamente carregadas para o ar, que atraem poeira que, por sua vez, atraem partículas de água e faz-se a chuva.

Tem ainda o sequestro de carbono (processo de remoção de gás carbônico onde os organismos por meio de fotossíntese, capturam o carbono e lançam oxigênio na atmosfera). Poderia, por exemplo, ser implantado no São Francisco.

Volto ao que já foi dito, aqui. Pode-se fazer, mas dá trabalho. Mais que o dinheiro a ser investido e o tempo demandado, dá trabalho. Diante disso só resta a pergunta: quem vai fazer?


Link da página:
O portal Diário Arapiraca não se responsabiliza pelos conteúdos publicados nos blogs dos seus colaboradores.

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Fernando Murta