OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 9-9672-7222 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 3,190 Arapiraca, 27ºC Parcialmente nublado

Literatura & Saúde / Sandro Lins

Quem é Sandro Lins? É médico pediatra, perito em trânsito, membro da ACALA (Academia Arapiraquense de Letras e Artes), ex-secretário de Saúde de Craíbas e gosta de dar opinião sobre tudo.
26/04/2017 02:02:31
Novidade na dieta infantil: fórmula de leite de cabra
cabritos / Foto: internet

 Vida boa vida alegre, minha vida é um pagode,
Me criei roubando cabra, vou morrer roubando bode.
Luiz Gonzaga

A União Européia através da Directiva 2013/46 / UE, e, posteriormente, do Regulamento 2016/127 / UE, autorizou a proteína do leite de cabra como fonte para a produção de fórmulas infantis. Capricare é uma fórmula baseada em leite de cabra atualmente disponível nas farmácias da Espanha e França. O processo desta fórmula é diferente da normalmente utilizada para as fórmulas à base de leite de vaca.

O leite no curral, com aquela espuma quente tirado na hora, é chamado “in natura”, depois passa por um processo de esterilização dos micróbios chamado de pasteurização, mas continua inteiro, por isso chamado “integral”. O leite instantâneo é aquele acrescentado de lecitina, uma proteína vinda da soja, para o leite em pó dissolver mais facilmente na água. E as fórmulas infantis? São adaptações feitas no leite de vaca, ou derivadas da soja, para alimentar bebês que não conseguiram ser amamentados ou como seguimento, após o período normal de amamentação ( pelo menos até os seis meses de vida ). Existem também os engrossados, chamados de AR – antirefluxo; os sem lactose ( o açúcar do leite), os hipoalergênicos ( com menor quantidade de protéinas ), e os leites com modificação na quantidade de gorduras, chamados de desnatados ou semidesnatados.

A composição do leite de cabra é de um teor de lipídios correspondente a 55% de gordura animal com ácido palmítico 14% e 6,5% de triglicerídeos de cadeia média, que se comportam mais como carboidrato que gordura, podendo ter um efeito protetor para o coração. A quantidade de cálcio inorgânico livre é de apenas 20%, e o restante está ligada à caseína. Tudo isso afetaria a otimização da absorção de gordura. Ou seja, o leite de cabra é mais saudável para o coração!

Por ter níveis mais baixos de ?-S1-caseína, o tamanho das micelas de caseína no leite de cabra são 100-200 nm contra a 60-80 nm em leite de vaca. A consequência prática é,parecido com o leite materno, vai ter a digestão mais rápida promovendo o esvaziamento gástrico, melhorando o desconforto alimentar, e a tão reclamada pelas mães “barriga fofa” dos bebés.

O leite de cabra tem um processo de secreção apócrina que liberta naturalmente componentes celulares, tais como nucleótidos, taurina, poliaminas e amino ácidos livres, tudo isto é bom para o cérebro. Ele contém oligossacarídeos, muitos dos quais são estruturalmente semelhantes aos oligossacarídeos do leite humano.

O leite de cabra é considerado uma boa fonte de vitamina A para crianças. Estudo brasileiro mostrou que a concentração de retinol quanto à necessidade nutricional de crianças de 7 a 36 meses, no leite de cabras da raça Saanen e Murciana corresponde, respectivamente, a 45% e 66% da ingestão recomendada para este micronutriente. A vitamina A é essencial para a visão e a defesa nas secreções do corpo.
A alergia a leite de cabra sem associação a alergia ao leite de vaca é muito pouco frequente. Os resultados dos estudos mostraram que proteínas do leite de vaca são mais potentes alergênicos que proteínas do leite de cabra. Do conjunto de alérgenos mais importantes a caseína é o mais envolvido. A quantidade de caseína corresponde em média a 20% no leite de cabra e corresponde a 80% das proteínas presentes no leite de vaca.

Eu sei que algum leitor vai dizer “bem que vovó dizia!”, e o blogueiro só está defendendo esta bela criatura típica do nosso sertão porque seu pai cria bode em Traipu. Fazer o quê? Cresci vendo a paixão do meu pai por este animal tão resistente, de carne saborosa, de manejo relativamente fácil e barato, mais acessível ao pobre, talvez por isso muito desprezado. Padre Cícero dizia que todo sertanejo devia ter uma cisterna, já imaginou o bode voltando a dominar o sertão? Uma riqueza enorme para o nordestino: água na cisterna, e uma fonte de renda e proteínas no aprisco. No antigo testamento a riqueza de um homem era medida pelo número de cabras que ele possuía. "- Tu és bela, minha querida, tu és formosa! Por detrás do teu véu os teus olhos são como pombas, teus cabelos são como um rebanho de cabras descendo impetuosas pela montanha de Galaad, (Cântico dos Cânticos 4, 1) "

 

 


Link da página:
O portal Diário Arapiraca não se responsabiliza pelos conteúdos publicados nos blogs dos seus colaboradores.

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Sandro Lins