OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 98876-8488 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 5,186 Arapiraca, AL 25ºC Tempo nublado
Geral / Isve Cavalcante
Quem é Isve Cavalcante? Isve Cavalcante é radialista desde 1971. Ele nasceu na cidade de Caruaru, município de Pernambuco. Já trabalhou em várias rádios, prefeituras e emissoras de televisão. Atualmente apresenta o programa “Show de Notícias” na Rádio 96 FM Arapiraca.
09/12/2023 18:26:17

Maior e mais profundo laboratório subterrâneo do mundo entra em operação na China

/ Foto:

 XINHUA Português

Um laboratório de física a 2.400 metros de profundidade entrou em operação nesta quinta-feira na Província de Sichuan, sudoeste da China, tornando-se o maior e mais profundo laboratório subterrâneo do mundo.

Os cientistas acreditam que o laboratório fornece um espaço "limpo" para que possam buscar a substância invisível conhecida como matéria escura. Eles informaram que a profundidade extrema ajuda a bloquear a maioria dos raios cósmicos que perturbam a observação.

A Instalação Subterrânea Profunda de Radiação de Fundo Ultrabaixa para Experimentos de Física de Vanguarda (DURF, em inglês) está localizada abaixo da Montanha Jinping, na sub-região autônoma da etnia Yi de Liangshan, na Província de Sichuan

A DURF, com uma capacidade total de sala de 330 mil metros cúbicos, é a segunda fase do Laboratório Subterrâneo de Jinping da China. O laboratório começou a ser construído em dezembro de 2020 em conjunto pela Universidade Tsinghua e pela Yalong River Hydropower Development Company, Ltd.

A DURF se tornará um centro de pesquisa científica subterrâneo profundo interdisciplinar de classe mundial integrando várias disciplinas, incluindo física de partículas, astrofísica nuclear e ciências da vida, para facilitar o desenvolvimento da pesquisa da China em campos de vanguarda relevantes, disse Yue Qian, professor da Universidade Tsinghua.

A primeira fase do Laboratório Subterrâneo de Jinping da China foi completada e colocada em uso no final de 2010, com uma capacidade de sala de cerca de 4.000 metros cúbicos. Alcançou um número de avanços científicos, elevando os experimentos de detecção direta da matéria escura para um nível avançado na cena mundial.


winz.io
winz.io
Link da página:
O portal Diário Arapiraca não se responsabiliza pelos conteúdos publicados nos blogs dos seus colaboradores.

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Isve Cavalcante