OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 98876-8488 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 5,204 Arapiraca, AL 22ºC Tempo nublado
Geral / Marcos Porto
Quem é Marcos Porto? Radialista desde 1985, locutor publicitário, noticiarista, repórter. Também atua como apresentador de eventos e em campanhas políticas. Natural do estado de Santa Catarina e adotado há muitos anos por Alagoas.
16/01/2023 09:08:55

O Pescador e o Empresário

/ Foto: Ilustração

Hoje vou narrar uma parábola bem conhecida. É a história de um pescador e de um empresário, que retrata como a felicidade pode estar nas coisas simples davida:

- Um homem de negócios estava passando suas férias em uma pequena vila de pescadores. Depois de receber um telefonema que o deixou estressado, ele saiu do hotel e foi para a praia esfriar a cabeça. Foi aí que observou um pescador voltando do mar, em um pequeno barco, com uma boa quantidade de peixes frescos.

O homem de negócios aproximou-se do barco e ficou fascinado com a beleza dos peixes. Ele parabenizou o pescador e perguntou quanto tempo levou para que o pescador trouxesse aqueles peixes.

“Só um tempinho”, respondeu o pescador.

“Porque você não ficou mais tempo e pegou mais peixes?” perguntou o homem de negócios.

“Eu peguei peixe suficiente para mim, minha família e até mesmo para dar um pouco para os meus amigos”, disse ele.

“Mas o que você faz com o resto de seu tempo?” Indagou o negociante.

O pescador sorriu e respondeu com um tom calmo e relaxado: “Eu brinco com meus filhos, tiro uma soneca e à noitinha eu dou uma caminhada na praia com minha esposa e toco violão com meus amigos. Eu tenho uma vida muito boa!”

O homem de negócios decidiu que era melhor aconselhar o pescador: “Olha, eu vou lhe ensinar um pouco sobre negócios. O que você deve fazer é passar mais tempo pescando e vender o peixe que você não consumir. Com o dinheiro extra que você vai ganhar você pode comprar um barco maior e empregar algumas pessoas para lhe ajudar. Logo você terá dinheiro suficiente para comprar vários barcos e eventualmente abrir uma empresa.” Ele continuou. “Olha, uma vez que sua empresa tenha crescido, você começa a exportar seu peixe. Aí você começa a vender direto ao consumidor, sem intermediário, controlando o produto, o processamento e a distribuição. Aí você se muda para uma cidade grande e emprega os melhores gerentes do mundo para lhe ajudar a expandir o seu negócio.”

O pescador questionou: “Mas senhor, quanto tempo vai levar isso tudo?”

Ao que o homem de negócios respondeu: “Quinze a vinte anos, no máximo.”

“E depois, o que faço, senhor?” perguntou o pescador.

O homem de negócios sorriu e respondeu: “Aí é que vem a grande recompensa! Na hora certa você vende as ações de sua empresa ao público e torna-se muito, muito rico, com milhões de dólares em seu nome.”

O pescador ainda não tinha entendido bem o propósito de tudo aquilo: “Milhões de dólares? E o que eu faria com todo esse dinheiro?”

E o negociante respondeu: “Você se muda para uma pequena vila de pescadores no litoral, dorme até mais tarde, brinca com seus filhos, ou melhor, com seus netos. Tira uma soneca e à noitinha vai dar uma caminhada na praia com sua esposa e tocar violão com seus amigos.”

“Mas já não é isso que eu faço hoje, Senhor?” Respondeu o pescador.

Esta parábola exemplifica o quanto às vezes, perdemos nosso precioso tempo em coisas fúteis na ambição de ganhar mais e mais dinheiro. É mais fácil ser feliz com simplicidade e desprendimento de coisas supérfluas. A verdadeira felicidade está mesmo nas coisas simples, com amor ao próximo altruísmo...


winz.io
winz.io
Link da página:
O portal Diário Arapiraca não se responsabiliza pelos conteúdos publicados nos blogs dos seus colaboradores.

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Marcos Porto
KTO
KTO