OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 98876-8488 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 5,242 Arapiraca, AL 23ºC Tempo nublado
Editorias
02/04/2020 07:56
Arapiraca

Agreste Saneamento busca minimizar efeitos das chuvas na captação e tratamento da água

Rio São Francisco está com água em nível de turbidez acima do normal, atrasando o tratamento e dificultando o abastecimento de Arapiraca e outros municípios do Agreste
Rio São Francisco está com água em nível de turbidez acima do normal / Foto: Ascom/Casal
Redação com assessoria

A Agreste Saneamento segue adotando medidas emergenciais para controlar a qualidade da água captada na bacia do Rio São Francisco. O intenso volume das chuvas recentes e o rompimento de barragem que afetou o rio Ipanema tem contribuído para o aumento de vazão do São Francisco em Alagoas. Para se ter uma ideia, esta é a primeira vez desde o início da operação que há uma ocorrência desta magnitude.

O aumento da vazão traz, além da água, muitas impurezas e partículas em suspensão, o que é denominado tecnicamente como aumento na turbidez de água, e isto impacta diretamente na captação do recurso para o consumo humano.

Tal cenário histórico tem dificultado o tratamento da água captada e tratada pela Agreste Saneamento e entregue à Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) para distribuição em dez municípios alagoanos, beneficiando mais de 400 mil pessoas. Diante disso, medidas técnicas e operacionais foram adotadas para evitar danos ao processo de captação e tratamento.

De acordo com o diretor operacional da Agreste Saneamento, Sérgio Bovo, a empresa tem realizado acompanhamento ininterrupto nos sistemas de tratamento, em Arapiraca e São Brás.

“A quantidade de chuva em Santana do Ipanema tem causado transtornos na região, somados aos das chuvas ocorridas nas nascentes do Rio São Francisco. Esse cenário provocou uma alteração na qualidade da água. Isso impossibilita o tratamento em alguns momentos do dia. A situação vem sendo acompanhada pela Agreste Saneamento de perto, minuto a minuto. E estamos trabalhando para disponibilizar o maior volume de água possível, enquanto esse fenômeno não se estabiliza”.

As medidas adotadas como a paralisação temporária para limpeza e recirculação de água e controle de fluxo, por exemplo, têm o objetivo de preservar o sistema como um todo e garantir que a qualidade da água fornecida à população seja adequada.

“Este contratempo é passageiro, o controle deve ocorrer nos próximos dias. Estamos acompanhando e trabalhando ao máximo e, assim que possível, a situação será normalizada”, detalha Sérgio.


winz.io
winz.io
Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Arapiraca