OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 98876-8488 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 5,166 Arapiraca, AL 28ºC Tempo nublado
Editorias
16/04/2020 15:00
Arapiraca

Arapiraca inicia segunda etapa de vacinação contra a gripe

Esta segunda etapa é destinada a grupos prioritários estabelecidos pelo Governo Federal
/ Foto: Ascom/Arapiraca
Redação com assessoria

A Prefeitura de Arapiraca, que iniciou a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza em 23 de março, começa a nova etapa de imunização, a partir desta quinta-feira (16) até o dia 8 de maio, nas Unidades Básicas de Saúde do Município.

Esta segunda etapa é destinada a grupos prioritários estabelecidos pelo Governo Federal. Na relação estão profissionais das forças de segurança e salvamento; caminhoneiros, profissionais de transportes coletivos (motoristas e cobradores) e trabalhadores portuários; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; povos indígenas; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e profissionais do sistema prisional.

Apesar de iniciada uma nova fase, a Prefeitura de Arapiraca continua com a imunização de idosos e trabalhadores da saúde. A coordenadora de Imunização do Município, Adriana Duarte, explica que as estratégias de vacinação adotadas em Arapiraca surtiram efeito positivo e, na primeira etapa, ultrapassou os índices do Ministério da Saúde para o alcance da campanha.

No grupo dos idosos, a população estimada para imunização era de 19 mil 978, sendo vacinados 20 mil 939, o que corresponde a 104,81%. Já o grupo de trabalhadores de saúde, a cobertura vacinal registrada pela Secretaria Municipal de Saúde foi de 96,16%.

A coordenadora explica que, para esta segunda etapa, o Ministério da Saúde enviou um lote de 4 mil e 400 doses, já distribuídas entre às Unidades Básicas de Saúde. Mas que não é o suficiente para a cobertura vacinal do Município.

“Somente para o grupo de pessoas com doenças crônicas um dos públicos beneficiados por esta etapa, Arapiraca contabiliza mais de 6 mil. Entretanto, o Município recebeu 4 mil e 400 doses, nesta remessa, o que é insuficiente para todo o público. Em caso de desabastecimento, aguardamos novo envio de vacinas, que deve ser realizado semanalmente”, ressaltou a coordenadora.

A vacina contra a influenza garante proteção para três tipos de vírus, H1N1, H3N2 e Influenza B. De acordo com informações do Ministério da Saúde, mesmo a vacina não apresentando eficácia contra o coronavírus, é uma forma de proteger a população contra a influenza, além de minimizar o impacto sobre os serviços de saúde, auxiliando na exclusão de diagnósticos em virtude da nova doença.

Para a terceira etapa da campanha, prevista para iniciar em 9 de maio, fazem parte do público-alvo, pessoas com deficiência, professores de escolas públicas e privadas, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas até 45 dias e adultos de 55 a 59 anos.


winz.io
winz.io
Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Arapiraca
KTO
KTO