OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 98876-8488 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 5,008 Arapiraca, AL 31ºC Tempo nublado
Editorias
23/05/2020 18:36
Arapiraca

Comunidade surda de Arapiraca solicita intérprete de libras em pronunciamentos

Através da Adfima, a comunidade surda de Arapiraca está reclamando sobre a falta de intérpretes de libras nas lives e pronunciamentos do Governo do Estado e da Prefeitura de Arapiraca acerca do coronavírus
Foto tirada antes da pandemia: A comunidade surda de Arapiraca precisa ter acesso às informações oficiais sobre o coronavírus / Foto: Divulgação
Flaviana Costa

Em plena pandemia do coronavírus, ter acesso à informação sobre tudo que está acontecendo em nosso estado, em nosso município e sobre os cuidados que devemos ter para nos proteger desse vírus é imprescindível. Sendo assim, toda a população precisa ter acesso à informação, mas tem uma parcela da população arapiraquense que está sendo excluída e esquecida nesse processo de comunicação: a comunidade surda de Arapiraca está sendo prejudicada, pois não tem acesso às informações oficiais acerca do coronavírus.

De acordo com o presidente da Associação dos Deficientes Físicos e Mentais de Arapiraca (Adfima), Adriano Targino, a comunidade surda de Arapiraca está reclamando sobre a falta de intérpretes de libras nas lives e pronunciamentos do Governo do Estado e da Prefeitura de Arapiraca acerca do coronavírus e pede a inclusão desse serviço, imprescindível para que os surdos também possam tomar os cuidados necessários para se prevenir da Covid-19.

“A presença do intérprete e libras nas lives e comunicados oficiais do Governo do Estado e da Prefeitura de Arapiraca, como também nos âmbitos públicos é importante porque nós temos uma grande parcela da população que necessita dessa comunicação e precisa se comunicar”, aponta Adriano Targino.

Ele ressalta que o intérprete de libras nos ajuda a compreender a situação da comunidade surda. “Numa pandemia como essa do coronavírus, nós temos os hospitais, centros de saúde, os comunicados que são passados pelos governos, mas nenhum ou poucos deles estão incluindo o intérprete de libras para que a comunidade surda possa entender o que está acontecendo em nosso estado, no país e no mundo inteiro”, destaca Targino.

O presidente da Adfima enfatiza que a lei já garante aos  surdos o acesso à informação. “O Decreto 5.626 delibera essa acessibilidade. E o Decreto 5.296 discorre sobre a Lei de Inclusão, que garante à pessoa com deficiência o acesso a tudo que é posto e imposto para a sociedade. Precisamos que os nossos governantes tenham essa plataforma de acessibilidade, para que a comunidade surda de Arapiraca compreenda toda essa situação da pandemia do coronavírus”, frisa.

Tendo em vista essa necessidade da comunidade surda, Adriano Targino solicita que o prefeito de Arapiraca, Rogério Teófilo, e o governador de Alagoas, Renan Filho, disponibilizem um intérprete de libras em suas lives e pronunciamentos. “Nós já fomos ao Conselho da Pessoa com Deficiência de Arapiraca reivindicar essa acessibilidade e vamos entrar em contato com o Conselho da Pessoa com Deficiência de Alagoas para que essa reivindicação seja atendida. Nós precisamos que a lei seja cumprida, que entendam essa temática da acessibilidade para a comunidade surda”, reclama.

A nossa reportagem entrou em contato com as assessorias da Prefeitura de Arapiraca e do Governo de Alagoas solicitando posicionamento acerca dessa reivindicação da comunidade surda de Arapiraca, porém, até o fechamento desta matéria, não tivemos retorno.

Nós conversamos com dois representantes da comunidade surda de Arapiraca. Ouça o que eles dizem através das intérpretes de libras: 

Daniel Cícero dos Santos Barbosa é formado em Letras Libras pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), especialista em Libras pela Faculdade Alpha e pós-graduando em Docência de Ensino Superior pela Faculdade de Ensino Regional Alternativa (FERA) 

Jorge Fernandes de Oliveira é formado em Análises e Desenvolvimento de Sistemas, pós-graduado em Libras e Educação de Surdos e pós-graduando MBA em Gestão de Logística para E-Commerce

 

 

 


winz.io
winz.io
Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Arapiraca
KTO
KTO