OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 98876-8488 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 5,016 Arapiraca, AL 24ºC Chuvas esparsas
Editorias
30/03/2020 11:48
Arapiraca

Prefeitura de Arapiraca já vacinou quase 80% dos idosos do município contra gripe

No grupo dos trabalhadores de saúde, o percentual imunizado até agora, em Arapiraca, foi de 57,49%; a média Estadual de 38,10; a Regional, de 39,13 e a nacional de 32,54%
/ Foto: Ascom/Arapiraca
Redação com assessoria

Na primeira semana de vacinação contra a gripe, a Prefeitura de Arapiraca já imunizou 78,94% das pessoas idosas do Município, Segundo dados do Ministério da Saúde, o percentual supera as médias do Estado de Alagoas, que foi de 46,9%, do Nordeste, de 39,10, e do Brasil, com alcance de 39,6%.

No grupo dos trabalhadores de saúde, o percentual imunizado até agora, em Arapiraca foi de 57,49%. A média Estadual de 38,10; a Regional, de 39,13 e a nacional de 32,54%.

Para o prefeito Rogério Teófilo, o índice conquistado até o momento é um reflexo do trabalho eficiente que vem sendo realizado todos os anos em Arapiraca, através das equipe da Secretaria de Saúde, coordenação de imunização e participação ativa das Unidades Básicas de Saúde, que adotaram estratégias que facilitam o acesso da população à vacina.

“A ida dos profissionais de saúde às residências dos nossos idosos, estratégia já adotada por unidades de saúde de Arapiraca, em anos anteriores, somou às novas medidas aplicadas, com o propósito de alcançar a meta de imunização, evitar aglomerações e proteger a população do contágio pelo coronavírus”, afirmou o prefeito Rogério Teófilo.

Estratégias

Entre as estratégias adotadas pelas unidades para a imunização dos idosos, desde o início da campanha, vacinação em residências, agendamentos e calendários por ordem alfabética, além do serviço de Drive Thru. Essa última modalidade, que o profissional vacina o idoso dentro do carro foi adotada pela gerência do 5º Centro de Saúde.

A coordenadora de imunização, Adriana Duarte, justifica que por conta do alcance da campanha no Município e alta procura pela vacina, algumas unidades ficaram com estoque zerado, no final da semana. Mas que a reposição já acontece nesta segunda-feira (30).

“O Município recebe a nova remessa de vacinas do Governo Federal nesta segunda, quando no período da tarde, seguimos a logística de entrega. Até esta terça-feira, todas as unidades estarão abastecidas com as doses”, completou.

A vacina contra a influenza garante proteção para três tipos de vírus, H1N1, H3N2 e Influenza B. De acordo com informações do Ministério da Saúde, mesmo a vacina não apresentando eficácia contra o coronavírus, é uma forma de auxiliar os profissionais de saúde a descartarem as influenzas na triagem e acelerarem o diagnóstico para o coronavírus.

Abaixo, o calendário determinado pelo Governo Federal para a campanha, com as datas iniciais para cada fase:

23/03 – início da 1ª fase – Idosos (a partir dos 60 anos) e trabalhadores da saúde;

16/04 – início da 2ª fase – Professores das escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;

09/05 – início da 3ª fase – Crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos de idade.


winz.io
winz.io
Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Arapiraca