OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 98876-8488 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 5,161 Arapiraca, AL 23ºC Parcialmente nublado
Editorias
14/05/2020 08:09
Arapiraca

Secretário de saúde de Arapiraca apresenta ações contra a Covid-19 a vereadores

A reunião presencial contou com 12 vereadores, que puderam esclarecer dúvidas sobre o coronavírus, infraestrutura existente e atendimento aos pacientes
A reunião presencial contou com 12 vereadores / Foto: Ascom/Arapiraca
Redação com assessoria

Na manhã de ontem, quarta-feira (13), o secretário de Saúde, Glifson Magalhães, se reuniu mais uma vez com os vereadores do Município para apresentar as principais ações de combate ao novo coronavírus que estão em andamento desde o início da pandemia.

A reunião presencial contou com 12 vereadores, que puderam esclarecer dúvidas sobre o vírus, infraestrutura existente e atendimento aos pacientes, além de prestação de contas de como será aplicado o valor destinado à Arapiraca através do Governo Federal.

O secretário esclareceu que até o momento os recursos não foram utilizados, pois os processos para aquisição de materiais, contratação de serviços e outros ainda estão em andamento, o que vem sendo aplicado em todas as ações de combate são com recursos próprios, através de planejamentos da gestão e projeções publicadas, acompanhada pelo Ministério Público e os demais órgãos competentes.

“O Município não pode contratar de forma arbitrária e precisa abrir processos, mesmo que estes tenham desenvolvimento mais rápidos. A Prefeitura está concluindo os processos para aquisição de materiais. As compras realizadas até agora não tem relação com os recursos federais destinados a pandemia de coronavírus e sim recursos próprios”, explicou Glifson Magalhães. “O problema é que parte da população não sabe como os recursos públicos são gastos e acaba confundindo questões financeiras e orçamentárias, que são áreas diferentes. Órgãos públicos não podem gastar recursos se não estiverem previstos em seu orçamento anual. Apesar de Arapiraca ter recebido os recursos federais, a prefeitura não poderia utilizá-los sem a previsão do gasto no orçamento e esses são os que estão publicados através dos decretos sancionados pelo prefeito”, completou.

Novamente, os vereadores apresentaram algumas sugestões sobre atendimento e as fiscalizações que devem ser intensificadas nos próximos dias. Eles reforçaram também que a Prefeitura deve continuar com as medidas atribuídas no decreto e preservar a vida dos arapiraquenses.

“Vamos comprar mais Epi´s, equipamentos para a Unidade Sentinela e Unidades Básicas de Saúde, contratação de profissionais, além de intensificar ainda mais as ações que já estamos realizando como desinfecção e higienização em locais públicos, campanhas preventivas, aquisição de máscaras para a população e outros”, concluiu o secretário de saúde.
Para garantir a transparência, além do contato frequente com os órgãos fiscalizadores, a Prefeitura abriu uma aba chamada “Covid-19”, no Portal da Transparência do Município, facilmente encontrado no Site Oficial da Prefeitura, onde serão direcionados todos os processos de compra, contratação que estejam relacionados ao gasto de recursos federais de combate à pandemia.

Estiveram presentes os vereadores Willomaks, Fabiano Leão, Gilvânia Barros, Moisés Machado, Edvânio do Zé Baixinho, Pablo Fênix, Sérgio do sindicato, Aurélia Fernandes, , Thiago ML, Melquisedec, Rogério Nezinho e Dr. Fábio.


winz.io
winz.io
Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Arapiraca
KTO
KTO