OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 9-8225-0863 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 5,213 Arapiraca, AL 24ºC Parcialmente nublado

Editorias

18/06/2021 08:03
Arapiraca
Terceira etapa de vacinação contra a Influenza começa nesta sexta; confira grupo
Para intensificar a imunização dos arapiraquenses, neste sábado (19), das 7h30 às 17h, os cinco Centros de Saúde de Arapiraca estarão abertos
/ Foto: Magno Almeida/Ascom Arapiraca
Laís Pita com Assessoria

 A terceira e última etapa da Campanha de Imunização contra a Influenza tem início nesta sexta-feira (18), em Arapiraca, e é destinada a pessoas com comorbidades, com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

Diferente da vacina contra a Covid-19, a aplicação da vacina contra a Influenza H1N1 acontece nas Unidades Básicas de Saúde de Arapiraca.

Para intensificar a imunização dos arapiraquenses, neste sábado (19), das 7h30 às 17h, os cinco Centros de Saúde de Arapiraca estarão abertos. 

Confira o endereço dos Centros de Saúde de Arapiraca abaixo:

1º Centro de Saúde – Rua Odilon Araújo Amorim, bairro São Luiz;
2º Centro de Saúde – Rua Expedicionários Brasileiros, bairro Baixa Grande;
3° Centro de Saúde – Rua Manoel Francisco Cazuza, bairro Santa Edwiges;
4º Centro de Saúde – Rua Nossa Senhora da Salete, bairro Itapoã;
5º Centro de Saúde – funcionando provisoriamente na UBS Marinete Francisca Nunes, localizada na rua Antônio Marroquim, bairro Baixão.

A vacinação é muito importante, pois a Influenza H1N1 está entre as viroses mais frequentes em todo o mundo. E costuma causar complicações, principalmente em crianças pequenas, idosos, gestantes e pessoas com comprometimento da saúde.

Acredita-se que todas as epidemias anuais de gripe sazonal resultem em aproximadamente 3 a 5 milhões de casos de doenças graves e na morte de cerca de 250 mil a 500 mil pessoas.

“A Influenza H1N1 é uma doença perigosa e que, felizmente, pode ser prevenida através da vacinação. Sendo assim, se você faz parte do público-alvo da campanha, não perca tempo”, disse a coordenadora de doenças Imunopreveníveis de Arapiraca, enfermeira Mônica Suzy.

Fazem parte do público-alvo da primeira e segunda etapa de vacinação contra a Influenza gestantes, puérperas, crianças de seis meses a menores de seis anos, trabalhadores da saúde, idosos e professores.

A terceira e última etapa de vacinação contra a Influenza vai de 18 de junho a 9 de julho, e é destinada para pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do Sistema de Privação de Liberdade, e população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

Para se vacinar, é obrigatório levar a caderneta de vacinação e um documento oficial com foto.

Influenza e Covid-19

É muito importante deixar claro que as vacinas contra a Influenza e contra a Covid-19 não podem ser tomadas em paralelo. De acordo com a coordenadora de Doenças Imunopreveníveis de Arapiraca, enfermeira Mônica Suzy, o prazo de 14 dias entre as vacinas precisam ser respeitado.

“Se a pessoa estiver com sintomas de resfriado, o ideal é esperar a regularização do quadro clínico. Em casos de Covid-19, é necessário aguardar um prazo mínimo de 30 dias após o início dos sintomas ou do exame positivo para pacientes assintomáticos”, alertou a coordenadora.

É muito importante que a população que tomou a vacina contra a Covid-19 leve seu cartão de vacinação ao procurar a dose para a Influenza, para que o técnico responsável pela Sala de Vacina analise a data correta de intervalo.


Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Arapiraca