OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 98876-8488 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 5,161 Arapiraca, AL 24ºC Parcialmente nublado
Notícias
06/05/2020 16:49
Geral

Amazonas recebe reforço da Força Nacional do SUS

Ministério da Saúde envia a terceira equipe de profissionais voluntários de saúde da Força Nacional do SUS para atuar no enfrentamento à COVID-19 em Manaus. Sete técnicos da pasta também seguiram para Manaus para apoiar às gestões estadual e municipal par
/ Foto: Assessoria
Redação com assessoria

 O estado do Amazonas ganhará, a partir desta quarta-feira (6), um reforço de sete técnicos do Ministério da Saúde e 13 profissionais de saúde da Força Nacional do SUS (FN-SUS) capacitados para atuar no enfrentamento do coronavírus. A equipe de saúde conta com quatro médicos, sete enfermeiros e dois fisioterapeutas que atuarão no Hospital Delphina Aziz, em Manaus. A unidade é referência no atendimento e tratamento de pacientes com COVID-19. Esta é a terceira equipe da FN-SUS que apoia o estado do Amazonas com profissionais no Delphina Aziz. Ao todo atuaram na unidade 12 médicos, 24 enfermeiros e quatro fisioterapeutas, no período de 15 de abril a 15 de maio.

Os profissionais de saúde, todos voluntários, chegaram ontem (5) a Manaus e são oriundos de diversos estados brasileiros: Rio de Janeiro, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Bahia, Rio Grande do Norte, Pernambuco e o Distrito Federal.

Antes do embarque para a capital amazonense, a equipe passou por capacitação no Hospital Universitário de Brasília (HUB). No curso foram abordados aspectos clínicos, diagnóstico e acolhimento de pacientes suspeitos e confirmados com a Covid-19. Além disso foram passadas instruções sobre o manejo correto dos equipamentos de proteção individual e de equipamentos de UTI, e técnica de intubação para a atuação no cuidado a pacientes internados com coronavírus.

REFORÇO TÉCNICO

O Ministério da Saúde também enviou sete técnicos para apoiar a gestão estadual e municipal de saúde pública. A equipe conta com servidores da Atenção Primária, da Atenção Especializada, da Vigilância em Saúde e da Gestão do Trabalho e Educação da Saúde.

Esses técnicos atuarão junto a gestão das Secretarias de Saúde Estadual do Amazonas e Secretaria de Saúde Municipal de Manaus na identificação de pontos de atenção da rede elencados, para elaboração de estratégias de enfrentamento à Covid-19. O objetivo é auxiliar na identificação de pontos de atenção e potencialidades para enfrentamento da doença.

FORÇA NACIONAL DE SUS

A Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) é um programa de cooperação criado em novembro de 2011, voltado à execução de medidas de prevenção, assistência e repressão a situações epidemiológicas, de desastres ou de desassistência à população quando for esgotada a capacidade de resposta do estado ou município.


winz.io
winz.io
Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Geral
KTO
KTO