OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 9-8225-0863 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 4,142 Arapiraca, 31ºC Tempo nublado

Editorias

25/07/2019 09:39
Geral
Dicas para agilizar o tempo que você perde na cozinha
Com o dia a dia cada vez mais corrido, nada melhor do que dicas práticas para tornar as tarefas gastronômicas mais ágeis, poupar tempo e facilitar o cotidiano
/ Foto: Google Imagens
Divulgação

 Foi-se o tempo em que gastar horas na cozinha era exclusivamente parte da rotina ou trabalho da mulher. Hoje, o gosto e a necessidade de cuidar da casa também faz parte da rotina dos homens. E, como o tempo anda curto para os dois lados, a prioridade é apostar na praticidade em tudo que se faz, inclusive na hora de organizar os utensílios, manter todo o ambiente limpo e preparar as refeições.

Com o dia a dia cada vez mais corrido, nada melhor do que dicas práticas para tornar as tarefas gastronômicas mais ágeis, poupar tempo e facilitar o cotidiano.

Para ajudar homens e mulheres que gostam de pilotar o fogão e de manter a cozinha sempre limpa e organizada, mas que contam com pouco tempo no dia a dia, há alguns truques simples que são capazes de tornar a rotina mais agradável e rápida em todos os aspectos na hora de encarar as panelas.

Afinal, praticidade na cozinha é tudo e pode fazer uma diferença grande na forma como você usa seu tempo.

Por isso, confira a seguir algumas dicas para manter os utensílios mais usados no dia a dia sempre à mão, o ambiente limpo e organizado e ainda garantir a qualidade no preparo das refeições. Isso sem contar a economia de tempo, que proporciona mais horas livres para o descanso, um passeio com os amigos ou a companhia da família.

1 – Crie um cardápio semanal
Planejamento é essencial na vida. Por isso, para acelerar qualquer processo, a base é a organização. No dia de folga ou mais tranquilo, crie um cardápio semanal e estabeleça o que vai cozinhar durante a semana.

2 – Aproveite a comida do dia anterior
Lembre-se que pode sobrar comida de um dia para o outro, então, como segundo plano do cardápio diário, já tenha em mente uma opção para fazer com a comida do dia anterior. Exemplo: o frango assado no domingo pode virar risoto de frango na segunda, ou uma canja, ou o recheio do sanduíche.

3 – Foque no que tem em casa
O ideal é criar o cardápio semanal em cima do que já temos em casa, garantindo economia. Caso contrário, já saia para fazer compras antes que a semana comece. Pois você irá precisar de todos os ingredientes necessários para colocar o menu em prática.

4 – Congele os alimentos
Tudo pode ir para o congelador. Você pode congelar frutas e verduras, deixar as carnes em porções para serem descongeladas no dia. E isso acelera bastante o processo.
Há a opção, inclusive, de fazer comida para a semana toda, separar em potinhos as porções diárias e congelá-las. Assim, na hora da refeição é só retirar o pote do dia e colocar para descongelar no micro-ondas ou na temperatura ambiente.

5 – Aposte nas receitas mais práticas
Para o dia a dia, não adianta elaborar um super cardápio. Se não dá tempo de fazer o feijão ou uma carne assada, aposte nas receitas mais fáceis, ou deixe preparado de véspera.

6 – Tenha utensílios práticos
Apostem em utensílios que facilitem a vida na cozinha, como a jarra elétrica, o mixer, o descascador de batatas, e até o micro-ondas. Tente se adaptar às novidades que prometem acelerar o processo, mas se demorarem muito para pegar “o jeito” e isso estiver atrapalhando, deixem-nos de lado.

7 – Faça tudo ao mesmo tempo
Enquanto o macarrão está cozinhando, tempere a carne e corte os legumes. A dica de um chefe é ficar de olho em tudo e ter agilidade para comandar as panelas.

8 – Lave a louça durante o processo
A pior coisa é terminar a comida e ver aquela montanha de louça para lavar, pia, balcão e panos sujos. Então, para não perder o encanto, a ideia é ir lavando e limpando durante o processo. Se você tiver uma máquina de lavar, melhor ainda.

 


Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Geral