OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 98876-8488 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 5,204 Arapiraca, AL 23ºC Tempo nublado
Notícias
20/07/2021 08:30
Geral

História de doméstica escravizada por 38 anos em MG vai virar livro

Madalena Gordiano começa a descobrir a vida aos 47 anos e planeja futuro com a família, formação em enfermagem e viagens
Livro vai contar história da Madalena e discutir a escravidão no Brasil / Foto: Reprodução/Instagram

 Com sorriso largo e batom em tom de rosa, Madalena Gordiano, a doméstica resgatada há oito meses após 38 anos de trabalho análogo à escravidão em Patos de Minas, a 415 km de Belo Horizonte, conta a novidade enquanto enrola as mechas do novo cabelo em um dos dedos.

— Estou lançando um livro.

A obra prevista para o fim deste ano vai detalhar a história da mulher que foi alçada a símbolo da luta contra o trabalho escravo no país, além de fazer um resgate histórico da servidão de negros no Brasil desde a colonização.

O livro está sendo escrito pelo economista José Humberto Fernandes, um dos tutores de Madá, como é conhecida, desde que ela foi retirada da antiga casa dos patrões em uma operação do Ministério Público do Trabalho e da Polícia Federal.

— A princípio era muito difícil para ela falar da própria vida com a psicóloga. Então, conversamos com a Madalena sobre a possibilidade de se escrever o livro, o que seria uma forma de despertar a vontade dela de se mostrar. Passamos algumas manhãs de sábados juntos. Eu perguntando e ela falando. Assim, exercitamos a vontade dela de relembrar sua vida.

Fernandes pretende misturar um pouco de ficção para relatar como a escravidão chegou ao Brasil e como deixou traços em situações cotidianas atualmente. Uma das personagens do enredo vai ser a menina Madá, inspirada na boneca de pano que a ex-doméstica ganhou ao iniciar a nova vida.

— As pessoas ainda permanecem com um conceito antigo que dar um prato de comida para alguém não é bondade, e sim uma troca por trabalho. Não pode ser desta forma. Eu vou mostrar isto no livro.

Vida nova

Enquanto a obra é produzida, a Madá da vida real começa a construir uma história em liberdade. Aos 47 anos, muitas experiências ainda são novas para ela.

— Meu cabelo é curto, mas agora eu estou colocando ele grande. Também estou fazendo as minhas unhas todos os meses, me maquio, estou na academia e danço zumba. As pernas até doem, mas é bom.

A doméstica que chegou à casa de Maria das Graças Rigueira aos 8 anos após bater na porta para pedir pão, passou alguns dias em Paraty, no Rio de Janeiro, no início deste mês. Ela já havia visitado o litoral com os antigos patrões, mas desta vez foi diferente.

— Da outra vez, eu fui para trabalhar e nem vi o mar. Agora, eu fui para nadar, tirar foto, pegar conchinha e brincar com a areia.

José Humberto Fernandes conta que ele e a esposa têm feito viagens com Madalena para estimular o desenvolvimento dela, além de proporcionar o lazer que praticamente não existiu nos últimos 38 anos. Em cada destino, o entusiasmo fala alto.

— A Madalena vivia em um quartinho com uma caixa de papelão para guardar os pertences, em uma situação muito dramática de espaço. Quando chegamos à entrada do hotel em Brasília, ela disse que a casa dela deveria ser construída daquela forma. Em Paraty, já mudou de ideia e disse que queria se mudar para lá.

Ao R7, no entanto, a resgatada contou que pretende ficar em Uberaba, onde passou os últimos meses. A ideia é comprar uma casa com o valor que vai receber da venda do apartamento que ganhou no acordo de indenização que fechou com a família Rigueira.

— Eu vou vendê-lo porque tenho muitas recordações lá. Eu não tinha liberdade de nada. Não podia falar nada. Se eu saísse, tinha que voltar.

Educação e família

Com apenas o terceiro ano do ensino fundamental completo, Madalena retomou os estudos com aulas de português e matemática oferecidas por uma professora particular. A ex-doméstica pretende voltar à escola após a pandemia para conseguir se formar em enfermagem.

Outro compromisso da lista de projetos é reatar a convivência com os irmãos, entre eles sua irmã gêmea. Madá nasceu em uma família com nove filhos, em São Miguel do Anta, a 249 km de Belo Horizonte. Todas as sete mulheres foram dadas a outras pessoas. Apenas os filhos homens ficaram em casa.

— Meu plano agora é arrumar a minha casinha, conhecer a minha família e depois passear. Vou para o Rio de Janeiro e várias praias. E o resto, bola pra frente! Agora vou para qualquer lugar que eu quiser.

Ações

O professor universitário Dalton Rigueira também passou para Madalena um carro modelo SUV com valor estimado em R$ 70 mil no acordo homologado pela Justiça na última semana.

Uma das cláusulas indica que a tratativa não serve como confissão de submissão a trabalho análogo à escravidão e nem dispensa o educador de responder criminalmente sobre as práticas.

O MPF (Ministério Público Federal) acompanha o caso. A reportagem procurou a defesa da família Rigueira para comentar as denúncias, mas aguarda retorno.

Fonte: R7


winz.io
winz.io
Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Geral
KTO
KTO