OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 9-8225-0863 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 4,153 Arapiraca, 22ºC Tempo limpo

Editorias

17/07/2019 13:44
Meio Ambiente
Letreiro em Amsterdã inspira campanha em defesa da Amazônia
Para alertar sobre a preservação da Floresta Amazônica.
/ Foto: Greenpeace Brasil

 Uma campanha liderada pelo Greenpeace instalou recentemente uma réplica do marco turístico de Amsterdã, na Holanda, para alertar sobre a preservação da Floresta Amazônica. O icônico letreiro “I Amsterdam” que ocupa a Praça dos Museus na capital holandesa foi transformado em “I Amazonia” (expressão que, em português, significa “Eu Sou Amazônia”).

O símbolo ambiental de 22 metros de comprimento por três de altura chama a atenção para a Amazônia, região reconhecida como “o pulmão do mundo”, com o alerta de ativistas da Europa e de outras partes do planeta sobre as questões de desmatamento e exploração da floresta.

O programa ‘All eyes on the Amazon’, do Greenpeace, também criou recentemente a petição “Save the Amazon” (“Salve a Amazônia”). Nesse projeto, a ONG atua em parceria com organizações de direitos humanos e indígenas para proteger a Floresta Amazônica da extração ilegal de madeira e de petróleo, mineração e ampliação do agronegócio.

A Floresta Amazônica abrange uma área de dois milhões de quilômetros quadrados de exuberante vegetação tropical, que é o maior repositor de dióxido de carbono do planeta. A região abriga também 10% de todas as espécies animais e vegetais identificadas no mundo. A preservação da biodiversidade dessa área tem um papel importantíssimo na manutenção do equilíbrio do clima global e na preservação das espécies.

Segundo o Greenpeace, nas últimas quatro décadas a floresta tropical perdeu cerca de 18% de seu território. A interface da petição ‘Salve a Amazônia’ mostra dados alarmantes do último ano: o desmatamento na parte brasileira registrou um aumento de 13,7%, entre agosto de 2017 e julho de 2018, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), responsável pelo monitoramento da floresta nativa no país.


Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Meio Ambiente