OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 98876-8488 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 5,016 Arapiraca, AL 24ºC Tempo nublado
Editorias
22/10/2020 14:24
Polícia

3º BPM celebra 38 anos de história com homenagem aos policiais destaques

Unidade Operacional da PM se chama “Batalhão Tenente João Bezerra da Silva”, em homenagem ao comandante da volante alagoana que exterminou o bando de Lampião
/ Foto: Assessoria
Redação com Assessoria

O 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM), situado em Arapiraca, celebra nesta sexta-feira (23) 38 anos de história, defendendo o cidadão do Agreste de Alagoas. Para a data não passar em branco, devido ao protocolo sanitário com relação à Covid-19, a unidade militar organizou nesta quinta-feira (22) uma homenagem aos Policiais Militares destaques do BPM no primeiro semestre do ano.

Foram homenageados onze militares do Batalhão, que se destacaram na apreensão de armas e drogas durante a primeira metade de 2020. Estiveram presentes no evento o comandante da unidade, TC Palmeira, o subcomandante, Major Lima Lins, o comandante do CPAI-II, TC Azevedo, e o comandante do CPI, TC Pantaleão, além de oficiais e praças pertencentes ao 3º Batalhão.

História cronológica do Batalhão

23 de Julho de 1936 - Criação do 2º Batalhão de Infantaria da Força Policial em Maceió/AL, sendo deslocado para Santana do Ipanema/AL, tendo como primeiro comandante o Coronel José Lucena de Albuquerque Maranhão, maior inimigo conhecido do cangaceiro Lampião.

28 de Julho de 1938 - A famosa volante do Tenente João Bezerra da Silva põe fim ao cangaceiro Lampião e seu bando. Após o massacre de Angicos e voltando a paz ao Sertão, o 2º Batalhão foi reinstalado em Maceió/AL.

08 de Janeiro de 1961 - Novamente devido ao clima de intranquilidade, o 2º Batalhão retorna à cidade de Santana do Ipanema/AL.

31 de Julho de 1962 - Retomada a paz em Santana do Ipanema/AL, o 2º Batalhão retorna à capital alagoana com sede nas instalações da atual Academia de Polícia Militar de Alagoas, tendo como locação, onde hoje está instalado o auditório.

24 de Março de 1977 - O 2º Batalhão é transformado em 3º Batalhão de Polícia Militar e recebe o nome de “Batalhão Coronel Lucena”, em homenagem ao seu primeiro comandante.

23 de Outubro de 1982 - O 3º BPM é deslocado para a cidade de Arapiraca/AL, para atuação no Agreste e Sertão do Estado de Alagoas, com um efetivo inicial de aproximadamente 350 homens, e um busto em homenagem ao Coronel Lucena Maranhão, é erguido em sua sede. Nesta data é comemorado o aniversário da Unidade em Arapiraca.

Ano de 1992 - É denominado “Batalhão Tenente João Bezerra da Silva”, em homenagem ao comandante da volante alagoana que exterminou Lampião em 28 de julho de 1938.

Ainda em 1992 - É criado o 7º BPM em Santana do Ipanema/AL, para atuação no Sertão do Estado, herdando a antiga denominação do 3º BPM: “Batalhão Coronel Lucena”, e o busto erguido em Arapiraca é transferido para Santana do Ipanema, onde permanece até os dias atuais.

Sobre o Tenente João Bezerra

O Tenente João Bezerra da Silva é um dos homens que mais marcaram a história da briosa Polícia Militar do Estado de Alagoas, rendendo-lhe esta justa homenagem por ter sido o comandante da volante alagoana que exterminou o bando de Lampião. 


winz.io
winz.io
Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Polícia
KTO
KTO