24/10/2020 08:42:08
Arapiraca
Cobertura vacinal contra a poliomielite alcança baixo índice e campanha continua
A meta do Governo Federal é imunizar 95% da população alvo da campanha, que são as crianças de 1 a menores de 5 anos de idade
Divulgação
Laís Pita com Assessoria

 Com baixo índice de cobertura vacinal contra a poliomielite em todo o Brasil, a Campanha Nacional de Imunização é prorrogada até o dia 30 outubro. Em Arapiraca, a vacinação acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde do Município.

A meta do Governo Federal é imunizar 95% da população alvo da campanha, que são as crianças de 1 a menores de 5 anos de idade. Entretanto, até esta semana os índices estão muito abaixo do esperado. No Brasil (26,85%); Alagoas (27,86%) e Arapiraca (33,11%).

Arapiraca, apesar de apresenta maior percentual de imunização, está longe de alcançar a meta preconizada pelo Ministério da Saúde. Por isso, a enfermeira Adriana Duarte, coordenadora de Doenças Imunopreveníveis,

“A imunização contra a poliomielite, chamada no passado de paralisia infantil, é de fácil administração por via oral, através de gotinhas. Os pais e responsáveis precisam entender a importância da imunização, não somente para alcançar a meta, mas para que todas as crianças estejam protegidas da doença”, destacou a coordenadora.

Ela ainda explica que o Município, através de equipes da Secretaria de Saúde, está realizando busca ativa das crianças, com ações volantes nas áreas mais distantes das Unidades de Saúde.

Multivacinação

A Prefeitura de Arapiraca também realiza a Campanha Nacional de Multivacinação para atualização da Caderneta de Vacinação das crianças e adolescentes até 15 anos de idade. O objetivo é analisar se o esquema de vacinação desse grupo está completo e, para aqueles que estiverem faltando alguma vacina, serão aplicadas as doses necessárias. De acordo com informações do Ministério da Saúde, nenhuma das vacinas do calendário infantil atingiu as metas preconizadas nacionalmente.

E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222

©2024 - Diário Arapiraca | Portal de Notícias. Todos os direitos reservados.