30/07/2020 15:53:59
Arapiraca
Comércio de Arapiraca passa a funcionar em horário especial durante fase laranja
O novo horário de funcionamento do comércio, estabelecido no decreto, foi construído através de diálogo com os empresários locais
Assessoria
Redação com Assessoria

Há alguns meses a prefeitura de Arapiraca e representantes do empresariado local tem realizado diversas reuniões virtuais para preparar o comércio para o retorno das atividades econômicas. O objetivo das videoconferências, que contaram com a participação do prefeito Rogério Teófilo e de equipes das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo, e Saúde, CDL e Sindlojas, é fazer com que as pessoas voltem a comprar no comércio de forma segura.

Como Arapiraca entrou na fase laranja para a retomada econômica, muitas ações municipais estão sendo intensificadas. Nessa quarta-feira (29), o prefeito Rogério Teófilo assinou um novo decreto prorrogando por mais 60 dias a situação de emergência na saúde pública do Município de Arapiraca.

Dentre as normas estabelecidas no novo decreto está o novo horário de funcionamento do comércio, estabelecido através do diálogo com os empresários locais. Durante a pandemia, as lojas autorizadas passam a funcionar em horário reduzido, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 12h.

Para o prefeito Rogério Teófilo, o diálogo constante com o empresariado local favorece a reabertura das lojas com o foco na segurança de todos.

“A conscientização de todos é essencial para que a gente consiga vencer esta pandemia o mais rápido possível. A prefeitura tem trabalhado fortemente para proteger seu cidadão. O comércio de Arapiraca tem algumas particularidades, pois atende a um público enorme que vem das cidades do Agreste e Sertão, e o diálogo com o empresariado tem sido fundamental para que avancemos ainda mais na luta contra o coronavírus”, disse o gestor arapiraquense.

Mesmo assim, alguns cuidados seguem sendo obrigatórios para a prevenção da saúde de funcionários e clientes. De acordo com o artigo 6° do decreto, os estabelecimentos autorizados a funcionar na fase laranja do Plano de Distanciamento Social Controlado, devem seguir as seguintes medidas adicionais: deverá priorizar, se for o caso, os sistemas de entrega (delivery), acrescentando-se, quando não implementado, o serviço de vendas online e/ou por telefones e afins, nas quais os consumidores poderão retirar no local ou agendar entrega/retirada; ampliar frequência de limpeza de pisos, corrimãos, maçanetas e banheiros, bem como reforçar as medidas de higienização dos ambientes internos e externos dos estabelecimentos, utilizando-se preferencialmente água sanitária, ou peróxido de hidrogênio ou ácido peracético, com intervalo máximo de 3 horas; disponibilizar locais com água e sabão para lavar as mãos com frequência e disponibilização de álcool na concentração de 70% para funcionários e clientes; organização de equipe para orientação dos consumidores no tocante da efetiva higienização das mãos; se houver permanência de pessoas no interior do estabelecimento, limita-se a 50% de sua capacidade;  adoção de medidas para impedir aglomerações, tais como a manutenção de distância mínima de 2m entre pessoas no estabelecimento; evitar aglomerações e/ou filas internas e externas, adotando medidas se necessário, como a distribuição de senhas; quando possível, realizar atividades de forma remota mediante o uso de ferramentas tecnológicas; manter locais de circulação e áreas comuns com os sistemas de ares-condicionados limpos (filtros e dutos) e, obrigatoriamente, manter pelo menos uma janela externa aberta ou qualquer outra abertura, contribuindo para a renovação do ar; permitir a entrada apenas de clientes com máscaras ou ofertá-las na entrada do estabelecimento, ficando responsável pela observância dessa norma por parte de lojistas e clientes.

Na manhã desta quinta-feira (30), equipes das secretarias de Saúde, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, e Procon Municipal realizaram uma grande ação de prevenção e fiscalização no centro da cidade, como forma de educar e orientar a população sobre os cuidados necessários durante a pandemia.

E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222

©2024 - Diário Arapiraca | Portal de Notícias. Todos os direitos reservados.