05/08/2022 19:16:06
Arapiraca
Dia dos Pais: Procon Arapiraca dá dicas de como economizar nas compras
Órgão municipal também orienta sobre trocas e devoluções; pesquisa de preço será divulgada na próxima semana
Reprodução
Redação com assessoria

A chegada do Dia dos Pais, comemorado no próximo domingo, 14 de agosto, já mobiliza o arapiraquense que quer garantir um presente na data comemorativa. Pensando nisso, o Procon Arapiraca dá algumas dicas e orientações para que o consumidor faça a melhor escolha na hora de agradar o pai.

A primeira dica é não deixar a compra para última hora, afinal o risco de gastar mais e não encontrar o que deseja é grande. “O consumidor prevenido e atento consegue as melhores compras, melhores preços, melhores produtos. A compra se torna mais eficaz”, afirma o coordenador-executivo do Procon Arapiraca, João Pedro.

Segundo João, o consumidor que não quiser gastar muito, precisa pesquisar antes da transação. “Mesmo se não for comprar pela internet, ela é uma ótima ferramenta para checar a média de preço daquele produto que você esteja querendo, então vale muito a pena e é muito cômodo pesquisar por lá, se não quiser sair de casa antes das compras”, diz.

Direito do consumidor

Caso a pedida da data seja um almoço ou jantar, João Pedro relembra que nenhum estabelecimento pode exigir os 10% de gorjeta ou induzir o cliente a pagar a taxa. O consumidor tem o direito de decidir se deseja ou não fazer o pagamento, e o não pagamento não trará implicações legais.

Já em relação a trocas e devoluções, quando a compra é feita presencialmente, o estabelecimento não tem obrigação de realizar a troca ou devolução do produto adquirido. A exceção é quando consta na nota fiscal o prazo de troca.

“Algumas lojas, por liberalidade, inserem esse prazo de 48 horas, 72 horas. Caso esteja evidente na nota, aí o estabelecimento passa a ter a obrigação de efetuar a troca ou devolução, dependendo do que consta. Mas se o consumidor compra de forma não presencial, pela internet, ele tem o prazo de arrependimento, que são sete dias. Isso é válido para toda compra efetuada não diretamente na loja”, explica o coordenador-executivo do órgão.

Pesquisa de preço

O Procon vai lançar, na próxima semana, a pesquisa de preço com os itens mais desejados pelo arapiraquense para o presente do Dia dos Pais. O órgão realizou uma consulta pública por meio das redes socais para identificar as principais buscas da população e fazer um levantamento que contemplasse o público mais abrangente possível.


 

E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222

©2024 - Diário Arapiraca | Portal de Notícias. Todos os direitos reservados.