05/08/2020 10:41:45
Arapiraca
Prefeitura inicia nova entrega de kits nutricionais aos alunos da rede municipal
Cada família recebe o número de kits referente ao número de filhos matriculados
Genival Silva
Assessoria

A partir desta quarta-feira (5), os mais de 30 mil alunos da Rede Municipal de Ensino recebem da Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Educação e Esporte, o segundo lote dos Kits Nutricionais.

Nos meses de maio e junho, a Administração Municipal entregou mais de 150 toneladas de alimentos, referentes ao primeiro lote, às famílias dos alunos matriculados nas 85 unidades de ensino, nas zonas urbana e rural do Município.

A entrega dos kits segue a determinação do prefeito Rogério Teófilo, que ressaltou a importância de atender aos alunos, mesmo neste momento de suspensão das aulas, em decorrência desse período de pandemia, atendendo a Lei Federal nº 13.987, de 7 de abril de 2020.

A referida lei autoriza, em caráter excepcional, durante o período de suspensão das aulas em razão de situação de emergência ou calamidade pública, a distribuição de gêneros alimentícios adquiridos com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) aos pais ou responsáveis dos estudantes das escolas públicas de educação básica.

Calendário de Entrega

A fim de evitar aglomeração de pessoas e garantir a segurança de servidores e as famílias dos alunos, em tempo de pandemia de coronavírus, a Secretaria de Educação repete a estratégia utilizada para a entrega do primeiro lote de Kits Nutricionais, a elaboração de um calendário divulgado semanalmente, com a data para às respectivas unidades de ensino.

Cada família recebe o número de kits referente ao número de filhos matriculados, com assinatura de protocolo para comprovação de recebimento. Durante a entrega, deverão ser respeitadas as orientações de distanciamento social e uso de máscaras, para evitar contaminação por coronavírus.

Esta semana, o calendário de entrega contempla as unidades de ensino:

Dia 5

ESCOLA MONSENHOR JOSÉ SOARES;
ESCOLA CARLOS ALBERTO DE A. MELO;
CRECHE JOANA SANTANA LEITE;
ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL ZÉLIA BARBOSA ROCHA;
ESCOLA MARIA DE NAZARÉ;
CRECHE ZÉLIA BARBOSA;
ESCOLA 31 DE MARÇO;
ESCOLA PEDRO SURUAGY
Dia 6

ESCOLA TIBÚRCIO VALERIANO DA SILVA;
ESCOLA PEDRO CORREIA DAS GRAÇAS;
CRECHE TEREZA TEÓFILO;
ESCOLA LOJA MAÇÔNICA;
ESCOLA VOLUNTÁRIA MARIA DAS NEVES;
CRECHE ANDRÉ LUIZ;
ESCOLA WALTER BEZERRA;
ESCOLA MANOEL HUMBERTO DA COSTA;
ESCOLA PEDRO ARESTIDES DA SILVA;
ESCOLA SUELY DE ALMEIDA;
ESCOLA JARBAS LÚCIO;
CRECHE LAR DA ESPERANÇA;
CRECHE BOA VISTA;
CRECHE GERALDO SILVA.

Kits

Os alimentos dos Kits Nutricionais foram definidos pela equipe de nutrição da Secretaria Municipal de Educação e Esporte, que já realiza o trabalho nas unidades escolares para garantir uma merenda escolar com alimentos de qualidade e valor nutricional correspondente às necessidades de cada faixa etária. Cada kit seguirá esse critério, incluindo a presença de produtos da agricultura familiar do Município.

Entre os alimentos, que são distribuídos seguindo a definição para cada faixa, achocolatado em pó, arroz branco, arroz parabolizado, biscoito maisena, biscoito maria, extrato de tomate, leite em pó, macarrão, ovos e macaxeira, mistura à base de amido de milho e banana

Janeo Malanias, secretário Municipal de Educação e Esporte, explicou que, para garantir a lisura do processo de aquisição, todas as formalidades legais e procedimentos foram supervisionados e acompanhados pelo Conselho Municipal da Merenda Escolar, Conselho Municipal de Educação, Controladoria Geral e Procuradoria Geral do Município.

“As empresas que participaram do certame para o fornecimento dos produtos da composição dos 30 mil kit`s planejados para esta etapa de entrega são de inteira e irrestrita responsabilidade das mesmas, devendo a estas a observação do melhor estado e conservação, observância dos prazos de validade e a verificação dos valores nutricionais em conformidade com as determinações da coordenação do Departamento de Merenda Escolar desta secretaria”, afirmou o secretário.

Para tirar dúvidas sobre a distribuição, a Secretaria de Educação e Esporte disponibiliza o contato 82- 99827-1960.

 

 

E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222

©2024 - Diário Arapiraca | Portal de Notícias. Todos os direitos reservados.