01/04/2020 10:53:37
Arapiraca
Turbidez da água captada do São Francisco dificulta o abastecimento em Arapiraca e região
As fortes chuvas dos últimos dias deixaram a água do Velho Chico “barrenta”, o que dificulta o seu tratamento e distribuição
Reprodução/WhatsappTurbidez da água do Rio São Francisco em Traipu
Redação com assessoria

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) está informando que, devido às chuvas dos últimos dias, a turbidez da água captada do Rio São Francisco está 200 vezes acima da sua condição normal, o que impossibilita o tratamento da água bruta e, consequentemente, sua distribuição.

Adicionado a esse problema, a capitação de água também está sendo prejudicada com entupimentos frequentes devido à grande quantidade de vegetação flutuante (árvores, galhos, baronesas, etc.) que descem nas correntezas do Velho Chico.

O antigo Sistema Coletivo do Agreste, cuja captação fica em São Brás, onde também se localiza a Estação de Tratamento de Água (ETA) Morro do Gaia, é responsável pelo abastecimento de Olho D’água Grande, Campo Grande, Girau do Ponciano, Lagoa da Canoa, Feira Grande, Coité do Nóia, São Brás e a parte baixa de Arapiraca.

Já o novo Sistema Adutor do Agreste tem a captação em Traipu, de onde a água é retirada e enviada para uma ETA que fica em Arapiraca. Esse sistema abastece, além da parte alta da cidade de Arapiraca, Craíbas, Igaci e o Presídio do Agreste.

Em Piaçabuçu, onde a Casal opera um sistema isolado, também há dificuldades no tratamento da água.

Por conta da turbidez da água, estão sendo realizadas paralisações temporárias nesses sistemas, o que reflete em deficiência no fornecimento de água em todos esses municípios.

A Casal e a Agreste Saneamento reforçam que continuam monitorando a situação da água do Rio São Francisco 24 horas por dia e empenhando todos os esforços para manter os sistemas operando, dentro da segurança e com a qualidade necessária para a população.

Atendimento

Devido ao atendimento presencial estar suspenso, a Casal reforça seus canais de atendimento eletrônico para qualquer demanda. São eles: Call Center (0800 082 0195), que atende todos os dias, das 7h às 20h, e Whatsapp, exclusivo para mensagens de texto, pelo número 99641-5462. Alguns serviços também podem ser solicitados por meio do site www.casal.al.gov.br, no item “Acesso Rápido”.

 

 

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