12/01/2022 08:23:49
Esporte
Valendo vaga na Série D 2023, Copa Alagoas inicia com altas expectativas
Torneio abre a temporada profissional do futebol alagoano e contará com a participação de 14 equipes
Ailton Cruz

O futebol alagoano estará oficialmente de volta nesta semana. Nesta quarta-feira (12) começa mais uma edição da Copa Alagoas, torneio que vem sendo sucesso desde 2020.

Desta vez, a competição contará com um número recorde de participantes, sendo 14 no total, trazendo, inclusive, clubes que disputaram a 2ª Divisão de 2021. O campeão terá uma vaga garantida na Série D de 2023 e na seletiva para a Copa do Brasil.

A principal novidade da edição 2022 será o aumento do número de participantes. Após somente oito clubes jogarem em 2021, a FAF decidiu que, na atual temporada, os clubes da Segundona de Alagoas também poderão participar.

Com isso, Dimensão Saúde, Miguelense, Coruripe, CEO, Zumbi, Sport Atalaiense e Dínamo irão disputar a competição. O único que não disputará será o Agrimaq, que desistiu da participação há alguns meses.

Outra presença sentida será a do CSA. Como o Azulão terá um calendário cheio no primeiro semestre, com Alagoano e Copa do Nordeste, a diretoria decidiu abrir mão da participação no torneio. Além disso, o clube não conta com uma categoria de base, o que prejudicaria jogar com um possível time de aspirantes.

Seis jogos abrem a competição neste meio de semana. São eles: CSE x Miguelense, Murici x Zumbi, Cruzeiro de Arapiraca x Coruripe, CEO x ASA, Sport Atalaiense x Desportivo Aliança e Dínamo x Jaciobá. O duelo entre CRB e Dimensão Saúde, previsto para este meio de semana, teve que ser adiado por conta da participação regatiana na Copa São Paulo.

Assim, nesta quarta (12), dois jogos abrem a competição. O primeiro será o Murici recebendo o Zumbi, às 15 horas. À noite, às 20 horas, Cruzeiro e Coruripe duelam. Já nesta quinta (13), as outras quatro partidas fecham a semana.

Além disso, engana-se quem pensa que não haverá clássicos no torneio. Na quarta rodada, o ASA enfrentará o CRB, no primeiro grande embate entre as equipes na temporada. Já na quinta rodada, Cruzeiro e Alvinegro fazem o Derby Arapiraquense. Na sétima e última rodada, CSE e ASA fazem o Clássico do Interior, em Palmeira dos Índios.

A maior edição

A Federação Alagoana de Futebol (FAF) ainda não definiu os horários dos confrontos, mas, por enquanto, todos os jogos estão marcados para o dia 12 de janeiro. Na edição de 2022, o formato será diferente. Agora, sete equipes são divididas em dois grupos e os times do Grupo A enfrentarão os do Grupo B, em turno único.

No Grupo A, Desportivo Aliança, ASA, Jaciobá, Zumbi, Coruripe, Miguelense e Dimensão Saúde serão os postulantes. Já no Grupo B, participam CSE, Murici, Cruzeiro de Arapiraca, CEO, Agrimaq, Sport Atalaiaense e Dínamo.

No atual formato, classificam-se os quatro primeiros de cada grupo, que farão as quartas e semi até a decisão, prevista para o dia 10 de abril. Inclusive, o chaveamento do mata-mata já está definido com: 1º do Grupo A x 4º do Grupo B; 2º do Grupo A x 4º do Grupo A; 2º do Grupo A x 3º do Grupo A; e 2º do Grupo B x 3º do Grupo B. Além disso, no mata-mata os confrontos serão decididos em jogo único e o desempate nas penalidades máximas.

Em 2020 e 2021, o grande campeão do torneio foi o ASA, que tentará o terceiro título seguido do campeonato. Já para o campeão de 2022, as premiações seguirão as mesmas. Além de conquistar uma vaga na Série D de 2023, o campeão jogará com o 3º colocado do Campeonato Alagoano por uma vaga na Copa do Brasil. Pela primeira vez, a Copa Alagoas será paralela à disputa do Campeonato Alagoano, se firmando como segundo maior torneio do Estado.

Fonte: Gazeta Web

E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222

©2024 - Diário Arapiraca | Portal de Notícias. Todos os direitos reservados.