19/01/2021 11:19:29
Geral
Serviço dos Correios permite a guarda e retirada de documentos
Os documentos encontrados podem ser entregues em qualquer unidade dos Correios ou em caixas de coleta de correspondências
Divulgação Assessoria Serviço de utilidade pública

É comum a perda de documentos pessoais nesse período de férias. Para ajudar o cidadão a encontrá-los, os Correios oferecem o serviço Achados e Perdidos, no qual os pertences perdidos e/ou extraviados podem ser recuperados.

O serviço, criado há mais de 30 anos, tem como objetivo encurtar o tempo e reduzir o custo da busca por documentos perdidos. Em função da pandemia, em 2020 os Correios receberam em suas agências mais de 90 mil objetos dessa natureza - em anos anteriores, quando não havia isolamento social, a média era superior a 170 mil. Somente em Alagoas, foram 693 entradas de documentos em 2017, 489 em 2018, 664 em 2019 e 336 em 2020.

Os documentos encontrados podem ser entregues em qualquer unidade dos Correios ou em caixas de coleta de correspondências. Uma vez recebidos, eles são acondicionados em envelopes e guardados, ficando disponíveis para retirada durante o prazo de 60 dias corridos, contados a partir a da data de recebimento do documento na unidade. Após o término do prazo, os documentos são devolvidos aos órgãos emissores. No site dos Correios (www.correios.com.br) é possível verificar se o documento perdido foi encontrado e em qual agência está disponível para retirada.

Para recuperar o documento perdido, o cidadão deve apresentar outro que comprove sua titularidade e pagar a tarifa de R$ 5,95. Pertences sob a guarda dos Correios só poderão ser entregues aos proprietários ou seus representantes legais, devidamente reconhecidos. Caso seja constatado que o documento perdido esteja em uma cidade diferente da qual o proprietário se encontra, é possível fazer uma solicitação para que ele seja enviado à agência mais próxima.

E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222

©2024 - Diário Arapiraca | Portal de Notícias. Todos os direitos reservados.