13/08/2020 12:15:45
Meio Ambiente
Baleia é encontrada morta na praia de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife
Animal foi visto por pessoas que caminhavam na orla nesta quinta-feira (13), nas proximidades da Pracinha de Boa Viagem
Reprodução/WhatsAppBaleia foi encontrada morta na praia de Boa Viagem, no Recife

 Uma baleia foi encontrada morta por pessoas que caminhavam na praia de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, na manhã desta quinta-feira (13). O animal foi avistado por volta das 6h por quem circulava na orla, nas proximidades da Pracinha de Boa Viagem, e atraiu curiosos.

"Eu caminho na orla todos os dias de manhã. Hoje o mau cheiro estava grande e achamos que era lixo que estava boiando, mas nos aproximamos e vimos que era uma baleia", contou o arquiteto Pablo Hawson, que passou pelo local.

O ambientalista voluntário Adriano Artoni esteve no local e relatou que a baleia tem de cerca de 7 metros, mas que outros detalhes não eram possíveis porque ela estava sem cabeça. "Pelas características, das linhas que ela traz no dorso, é uma baleia jubarte", explicou.

Segundo Artoni, o animal estava em decomposição e, provavelmente, estava morto há cerca de 15 dias.

Órgãos públicos foram acionados, mas os pedestres relataram dificuldade em identificar quem seria responsável pela retirada do bicho. "Já ligamos para os Bombeiros, para a Emlurb e para a Polícia Militar, mas eles disseram que não é de responsabilidade deles", afirmou Hawson.

A remoção da baleia do local foi feita pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) por volta das 10h30, quando a maré baixou o suficiente para que o bicho pudesse ser levado. O órgão não informou o peso do bicho.

Artoni lembrou que as pessoas não podem retirar por conta própria os animais da orla, visto que pode ser enquadrado como crime ambiental. Quando não é encaminhado para pesquisa, o bicho deve ser enterrado em local adequadro.

Outro caso

Em outubro de 2019, uma baleia também foi encontrada morta em Boa Viagem, no Recife. O animal apareceu nas proximidades do Segundo Jardim e estava sem a cabeça. Uma equipe da Emlurb foi enviada para retirar o mamífero da praia.

Fonte: G1

E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222

©2024 - Diário Arapiraca | Portal de Notícias. Todos os direitos reservados.