17/06/2021 15:04:21
Polícia
Maurício Gordo monitorou toda a rotina da família antes de sequestrar Mariana
Dois envolvidos no sequestro foram presos e outros três morreram durante a operação, inclusive Maurício
Reprodução
Redação com SSP/AL

A Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP) realizou coletiva de imprensa, no início da tarde desta quinta-feira (17), para dar detalhes do resgate da adolescente Mariana Santos Silva de Farias, de 14 anos, ocorrido ontem em Arapiraca. A jovem foi resgatada pelas forças policiais 12h após o ocorrido e entregue à família com vida. Dois homens foram presos e outros três foram a óbito durante operação de resgate.

Durante o encontro com a imprensa, o secretário Alfredo Gaspar de Mendonça destacou o empenho das forças de segurança em organizar a operação e resgatar com vida a vítima.

“Esse caso mostra como há efetividade na união de esforços da Segurança Pública, com resultados positivos. A atuação das polícias alagoanas neste sequestro também é um recado para a bandidagem evitar praticar crimes como este. Nossas polícias tem maior capacidade técnica e operacional e dará a resposta necessária sempre que preciso”, afirmou.

A adolescente foi sequestrada da porta de sua casa em Arapiraca por volta das 13 horas desta quarta-feira. Imagens de circuito de segurança foram fundamentais para que a Polícia Civil, por meio da Seção Antissequestro da Deic, conseguisse iniciar as investigações.

O veículo utilizado pelos criminosos para sequestrar a adolescente foi localizado em Maceió, no bairro do Gama Lins. Duas pessoas foram presas. As buscas prosseguiram ao longo do dia e culminou com o resgate da jovem, que foi libertada pelos sequestradores às margens da AL-220, em Campo Alegre.

Na mesma rodovia, os três homens que estavam com a jovem foram interceptados pelas equipes policiais. Eles atiraram contra as guarnições, que revidaram e eles foram atingidos e vieram a óbito. Durante a coletiva, o delegado Gustavo Xavier explicou que dois deles possuíam passagens pela polícia e que o mentor do sequestro foi um dos mortos.

Maurício Pereira da Silva, “O Gordo, como era conhecido, planejou todo o sequestro. Ele tinha uma construção em frente à residência da família. Ele vinha monitorando a rotina da casa há algum tempo. Inclusive, dois serventes de pedreiro contratados para a obra participaram do crime. O objetivo era conseguir o dinheiro do resgate e com isso ele planejou todo o crime”, revelou.

O delegado disse ainda que o veículo utilizado para sequestrar a adolescente havia sido locado e um dos envolvidos no crime afirmou que era motorista de aplicativo. “Não sabemos se ele chegou a realizar corridas como motorista de aplicativo mas havia registro e documentação de locação do veículo”, explicou.

O secretário Alfredo Gaspar ressaltou ainda que a pronta resposta ao caso impossibilitou que os sequestradores levassem a vítima a um cativeiro ou conseguissem manter contato com a família para negociar um resgate. “Nossas polícias agiram de forma tão rápida que eles ficaram circulando com a garota e depois decidiram libertá-la. Só posso agradecer ao empenho de todos envolvidos”, disse.

A operação envolveu policiais militares do 3º Batalhão da Polícia Militar, da 1ª Companhia Independente, além de policiais civis da Delegacia Regional de Arapiraca, da Divisão Especial de Investigações e Capturas (Deic), da Seção Antissequestro, do TIGRE, da Gerência de Polícia Judiciária (GPJ 2) e também o Grupamento Aéreo da SSP.

Participaram da coletiva os secretários adjuntos da SSP Cláudio Costa Martins e coronel Elias da Silva, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Wellington Bittencourt, o delegado-geral da Polícia Civil, Carlos Reis, o comandante do 3º Batalhão, tenente coronel Eliezer, o comandante da 1ª CIA, capitão Duarte, os delegados Mário Jorge, Guilherme Iusten e Gustavo Xavier, além do comandante do Grupamento Aéreo, major Patrick Madeiro. 

E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222

©2024 - Diário Arapiraca | Portal de Notícias. Todos os direitos reservados.