08/04/2021 06:00:38
Polícia
OPERAÇÃO: Polícia encontra R$ 100 mil em residência na cidade de Arapiraca
Cinco pessoas já foram presas na "OPERAÇÃO PIRÂMIDE FEUDAL" que acontece em cidades de Alagoas e Pernambuco
Assessoria
Jânio Barbosa com Assessoria

Na manhã desta quinta-feira (08/04), foi deflagrada a operação Pirâmide Feudal por parte da Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP), para desarticular um total de três Organizações Criminosas independentes (Orcrim), estruturalmente ordenadas e caracterizadas pela divisão de tarefas, responsáveis pela venda, aquisição e distribuição de aves com teórica sonegação de tributos devidos, com atuação em municípios de Alagoas e Pernambuco.

Até o momento cinco pessoas foram presas e um fiscal da Adeal na cidade de Ibateguara é considerado foragido. R$ 100.000 foram encontrados em uma residência na cidade de Arapiraca no agreste alagoano.

Para o cumprimento dos mandados durante a operação integrada foram empregados o BPRv, o Grupamento Aéreo e a DEIC, com o objetivo de prender os integrantes destas Organizações Criminosas que atuavam nas cidades de Arapiraca, Palmeira dos Índios, Ibateguara, São José da Tapera e Penedo, localizadas no estado de Alagoas e nas cidades de Garanhuns e Correntes, localizadas no estado de Pernambuco.

Estão sendo cumpridos 14 mandados de prisão e 20 de busca e apreensão, expedidos pela 17ª Vara Criminal da Capital.

A operação é fruto de um trabalho investigativo da Divisão Especial de Investigações e Capturas (DEIC), realizada de forma integrada com o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv).

As Organizações Criminosas são responsáveis, em tese, pela prática de condutas graves, tais como a aquisição e distribuição de aves (frangos) em transportes irregulares, com ausência do cumprimento de requisitos sanitários, sonegação fiscal, corrupção ativa e passiva, falsificação de documentos, comercialização irregular de aves impróprias para consumo e comercialização de armas de fogo.

A operação ganhou o nome de “Pirâmide Feudal”, porque a estrutura das ORCRIMS comparava – se a de uma Pirâmide, sendo os DONOS DAS GRANJAS igualados aos Reis, que enriqueciam através da sonegação fiscal, adulteração de documentos e venda de frangos inapropriados para consumo mediante corrupção de Agente Público; OS DONOS DAS AVÍCOLAS equiparavam-se ao Clero que em conjunto com a Nobreza e os Servos faziam de tudo para que suas compras chegassem em suas avícolas sem maiores problemas, sobretudo com as fiscalizações; os INTERMEDIADORES, LOBISTAS e NEGOCIANTES por sua vez assemelhavam-se à Nobreza, que faziam com que a ORCRIM funcionasse sonegando impostos, corrompendo pessoas, e sobretudo burlando as fiscalizações; e por fim, os envolvidos na parte de TRANSPORTE, SEGURANÇA, ESCOLTA e os INFORMANTES seriam os servos que cooperavam para que a mercadoria chegasse a seu destino final.

A população é grande parceira das forças de segurança no combate ao crime em Alagoas e pode contribuir com o trabalho das polícias realizando denúncias sobre homicídios, tráfico de drogas, roubos, organizações criminosas e outros crimes por meio do Disque Denúncia. As informações podem ser repassadas, de forma anônima e gratuita, por meio de ligações para o 181.

E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222

©2024 - Diário Arapiraca | Portal de Notícias. Todos os direitos reservados.