04/06/2022 17:48:10
Agenda Cultural
Casa da Mata revela capa e nome de músicas do novo álbum "II"
Os roqueiros entraram em estúdio entre os meses de novembro de 2020 e janeiro de 2021 e, desde então, vem escondendo o jogo
Assessoria

A banda alagoana Casa da Mata está envolta a um clima de mistério em suas redes sociais nos últimos dias, antecipando muita coisa a respeito do lançamento de seu novo álbum, aguardado desde o começo da pandemia.

Os roqueiros entraram em estúdio entre os meses de novembro de 2020 e janeiro de 2021 e, desde então, vem escondendo o jogo.

Eles lançaram apenas o single “O Frigorifico” — apresentada em 2018 no 3º Festival Em Cantos de Alagoas — e jogada ao mundo (apenas no Youtube) em 21 de maio de 2021, um ano atrás.

Já este ano, na simbólica data de 22/02/2022, a Casa da Mata prometeu o lançamento do seu segundo álbum para este segundo semestre. Ele se chamará justa e simplesmente “II”.

O disco foi gravado no Maca Records (@macarecords), em Aracaju-SE, com o músico e produtor Fabrício Rossini (@fabriciorossini); e no Planalto Home Studio, em Arapiraca-AL — terra onde a banda nasceu.

Ao que tudo indica, Alan Lins (guitarra e voz), Ayrton Bispo (bateria), Breno Airan (baixo e voz) e Nardel Guedes (guitarra) podem antecipar este lançamento, visto que revelaram esta semana a capa deste novo CD, no Instagram @casadamata.??

A capa foi feita pelos artistas visuais e designers alagoanos Victor Hugo Brito e Allan Carlos Silva (@_allancc).??

Eles se inspiraram nas obras do renomado estúdio Hipgnosis, que fez capas para o Pink Floyd, Led Zeppelin, T. Rex, Audioslave, Muse, Anthrax, AC/DC, Black Sabbath, Yes e The Who, entre outras bandas.

Victor Hugo — que está por trás da icônica primeira capa do CD homônimo da Casa da Mata, lançado em 2017 — fez o concept art (esboço) à mão, enquanto ilustração, e repassou a ideia para firmar conjuntamente a peça gráfica com Allan Carlos, através de uma técnica de blocagem de imagens. Allan é especialista em digital retouch e deu o tom certo nesta obra de matte-painting.

?“A ideia por trás é essencialmente simples. Foi a partir de uma frase que existe na música que abre o álbum ‘II’, onde se ouve ‘Vai saber quem viu através do espelho’. É a morte do eu. Desse ponto, a gente seguiu para o fato de, no primeiro CD, eles abordarem toda essa aura envolvendo a Alice no País das Maravilhas, em ‘Desavivesariar’, última música do debut. Então, é um elo, uma ponte, uma sequência: agora é Alice Através do Espelho, segundo livro do Lewis Carroll. E o sentido foi realmente o de usar um homem branco de terno, engravatado (seria o Coelho Branco?), remetendo à estafa do dia a dia, à burocracia, ao escritório, ao cotidiano, sempre ‘batendo ponto’. Essa pessoa, estendendo a mão, está saindo saindo da ‘caixa’, da ilusão, da Matrix; está atravessando o espelho, atravessando o que ela julgava ser a realidade. É lá, nessa quebra, que está a Casa da Mata”, pontua Victor Hugo.

O designer referenciou ainda que o verde esmeralda saltando aos olhos na arte, com aspectos oníricos, reforça a joia, a preciosidade que é escapar do mundo que vemos com estes olhos de agora. É preciso ampliar a visão, segundo ele.

E esse olhar se horizontaliza à medida que entendemos/estendemos o tempo e as possibilidades dadas a nós por meio dele, tempo este representado nesta capa pelas velas.

Além da cover art, a banda revela agora o nome das canções que irão figurar neste full-length. Confira:

01 - Capa
02 - A Fábula
03 - Desabrigo
04 - O Frigorífico
05 - Despertador
06 - Depois de Um Longo Adeus
07 - Rosa Incandescente
08 - Vagar
09 - Vergonha
10 - Maçã do Éden
11 - Etílico

Essa sequência foi escolhida em 29 de junho de 2021, Dia de São Pedro.

SHOW INÉDITO

E neste sábado (4), a Casa da Mata realizará o show tocando na íntegra seu novo álbum “II”. Será a primeira vez que algumas músicas serão tocadas para o público arapiraquense.??

“Em breve, o ‘II’ estará em todas as plataformas de streaming. Quem for a este show, vai poder ouvir ao vivo em primeira mão. Prometemos para o segundo semestre, mas talvez o CD saia antes. Não vamos dizer. Vocês vão simplesmente saber”, diz Breno Airan, baixista e vocalista da banda.??

Então, sorte de quem estiver lá no Pub Treze (@pubtreze), bar alternativo em Arapiraca-AL, onde ocorrerá a apresentação musical a partir das 22h, com abertura da Manolation (@1manolation), fazendo som autoral e diversas versões de Rock.

Nesta banda alagoana de Rock Antistress — como se autodenominam —, estão Victor e Allan, responsáveis pela capa do “II”.

Os ingressos podem ser adquiridos no link da bio do Instagram do @pubtreze, com atenção para o fato de o local ter limite de 250 pessoas. Eles também podem ser solicitados via Sympla por este endereço: https://www.sympla.com.br/atraves-do-espelho---casa-da-mata--manolation__1597615.

O Pub Treze fica na Praça Santa Cruz, bairro Alto do Cruzeiro, em cima do Memorial da Mulher Ceci Cunha.

Neste sábado (4), este também será o endereço da Casa da Mata neste show histórico.

E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222

©2024 - Diário Arapiraca | Portal de Notícias. Todos os direitos reservados.