23/06/2022 06:41:13
Agenda Cultural
Festival de Música lança nova marca e edital da mostra autoral do Velho Chico
Evento acontece de 19 a 22 de outubro deste ano, na cidade histórica de Penedo
Divulgação Assessoria

A edição 2022 do Festival de Música de Penedo, que acontece de 19 a 22 de outubro, está de cara nova. Hoje, 21 de junho, a organização do evento apresenta a nova marca, forte e com uma paleta de cores que remete ao sol, ao Rio São Francisco, ao dia e à noite. Também está sendo lançado o edital da 1ª Mostra de Música Autoral do Velho Chico que faz parte da programação do Festival.

Essa jornada musical começou lá em 2009, com a Jornada Pedagógica para Músicos de Banda (JPMB), e, hoje, o projeto de extensão, coordenado por Marcos Moreira, professor do curso de licenciatura em Música, cresceu e é considerado um dos maiores eventos da área no país. O Festival não é mais só da Universidade Federal de Alagoas; ele já faz parte do calendário cultural do estado e conseguiu parceiros importantes, que são correalizadores e dão todo suporte para o evento acontecer: o Centro de Musicologia de Penedo (Cemupe), o Sebrae-AL, a Prefeitura de Penedo e a Secretaria de Estado da Cultura (Secult-AL).

“O Festival está riquíssimo! Estamos finalizando a programação e vamos manter atrações internacionais e nacionais. Teremos maestros, músicos, pesquisadores e muito mais. Teremos também a parte científica, porque o nosso Cemupe é o cérebro do nosso Festival, que traz as publicações de livros, como produção científica do evento. Ah, e a JPMB continua a acontecer como parte da programação e representa a manutenção das bandas filarmônicas no Festival”, destacou Moreira.

A programação também vem com várias oficinas instrumentais, workshops, a 3ª edição do Fórum Alagoano de Educação Musical e o 5º Encontro Cemupe de Musicologia. Tem também concertos didáticos, concertos em igreja, Palco da Música com a Noite do Jazz, desfiles e retretas de bandas de música e muito mais! Está imperdível! Por isso, já anote na agenda como uma boa opção cultural para curtir no mês de outubro.

Conceito musical e cultural

Sobre a nova marca do Festival, a concepção é de Camila Fialho, publicitária e programadora visual da Assessoria de Comunicação (Ascom) da Ufal. De acordo com ela, a escolha dos elementos e a paleta cromática contribuem para conceituar o Festival de Música de Penedo como um evento cultural, alegre, inspirador, moderno e atual.

Para Camila, a composição da nova marca une simbologia da música e elementos visuais característicos da cidade histórica de Penedo. Assim, o símbolo final viabiliza a união do conceito musical com a importância cultural e turística do município como sede do evento. “O principal objetivo que eu tinha em mente ao pensar na marca do festival era o de tentar criar uma identidade visual que estivesse de acordo com a grandiosidade do evento”, acrescentou a publicitária.

E completa: “Não era uma criação para um novo evento. O festival já tem história e a responsabilidade era bem maior. Então, eu quis trazer elementos específicos da cidade de Penedo e harmonizá-los com elementos musicais com o intuito de desenvolver uma composição exclusiva e cheia de significados específicos e próprios do FMP.”

Mostra do Velho Chico

Outra novidade deste ano é que o Festival traz na programação a 1ª Mostra de Música Autoral do Velho Chico, que acontece no dia 21 de outubro, no Centro de Convenções e Eventos Comendador Zeca Peixoto, no Centro Histórico de Penedo. Essa iniciativa busca estimular e difundir a produção musical autoral em vários gêneros.

A Mostra de Música Autoral Velho Chico também poderá ser acompanhada pelo Youtube, com transmissão pelo canal do Festival de Música de Penedo. Lá ficará publicamente disponível em período a critério da comissão organizadora. Vale lembrar que os compositores participantes vão receber um cachê no valor de R$400,00 por música selecionada, podendo ser até duas por artista.

Como a ideia é incentivar a participação dos moradores do município na mostra, está assegurada a seleção de, pelo menos, 40% de músicas de autoria de penedenses, desde que sejam maiores de 18 anos, com residência comprovada há, pelo menos, um ano completado até a data da inscrição.

De acordo com o edital, cada artista poderá inscrever até três músicas, mas poderão ser selecionadas, no máximo, duas. As inscrições para a Mostra Autoral Velho Chico são gratuitas e devem ser feitas a partir desta terça-feira (21) até as 23h59 do dia 29 de junho, pelo site do Festival de Música de Penedo, na aba inscrições. Lá, o compositor deve preencher o formulário virtual e disponibilizar as músicas por meio de links de acesso gratuito, como Youtube, SoundCloud, entre outros.

O edital estará disponível logo mais.

E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222

©2024 - Diário Arapiraca | Portal de Notícias. Todos os direitos reservados.